Notícias

Atualizações em sistemas de segurança veicular: o que há de novo?

Publicado:

Segurança veicular moderna: conheça a diferença entre sistemas ativos e passivos e como ADAS, V2X e visão 360° estão prevenindo acidentes.

Atualizações em sistemas de segurança veicular: o que há de novo?

O futuro já chegou no mercado automobilístico, e a maior prova disso é que os sistemas de segurança veicular estão cada vez mais modernos, oferecendo novidades o tempo todo, sempre se aprimorando e contribuindo para a segurança de condutores e pedestres.

Para apresentar a evolução da segurança nos veículos modernos, redigimos um artigo explicando a diferença entre sistemas ativos e passivos  de segurança e detalhando o funcionamento dos principais ADAS, os sistemas que auxiliam na condução. 

Vamos também abordar tecnologias que já são amplamente utilizadas, como Frenagem Autônoma de Emergência, Assistente de Permanência em Faixa, Cruise Control Adaptativo, visão 360° e conectividade V2X, além de demonstrar como esses sistemas podem prevenir acidentes de forma proativa. 

A revolução da segurança ativa: além dos airbags e do ABS

A tecnologia dos sistemas de segurança veicular ativa e passiva aumentam a cada ano, e novos itens são incluídos pelas montadoras em cada novo projeto, promovendo assim uma condução mais tranquila e conectada, como mostraremos a seguir:

Segurança Ativa vs. Passiva: entendendo a mudança de foco (evitar x mitigar)

A segurança veicular procura cobrir diferentes momentos da condução e de possíveis acidentes, o antes, o durante e o depois. A segurança ativa oferece os recursos necessários para evitar quaisquer tipos de problemas e acidentes, e a segurança passiva atua no pós, de forma a minimizar os danos causados após o acontecimento, depois do evento ocorrido.

A segurança ativa oferece uma série de ferramentas para prevenir os acidentes, tais como o sistema de freios ABS, controles de estabilidade e tração, assistentes de faixas, frenagem automática em situações de emergência e outros mais, dependendo da montadora e do modelo do veículo.

Outras formas de prevenir os acidentes e colisões através de medidas preventivas ativas são as ferramentas de segurança dos firewalls, softwares com antivírus, sistemas que são capazes de detectar e prevenir acidentes, além da autenticação multifator, para que o veículo conectado não seja invadido por malwares e tenha suas informações roubadas ou recebidas de forma errônea.

Já no caso da segurança passiva, as ferramentas são utilizadas para reduzir os danos depois do acidente ocorrido, com o objetivo de diminuir a gravidade das perdas e lesões, como os cintos de segurança, airbags, as estruturas de dentro do veículo e em sua carroceria. 

As opções ativas não previnem acidentes, mas podem reduzir consideravelmente as lesões, as perdas e todos os danos envolvidos, principalmente se o veículo contar com backup dos dados do acidente, sistemas de redundância, recuperação em desastres e restauração das operações.

A base de tudo: sensores, câmeras e radares

Além dos itens de segurança ativa e passiva citados acima, há uma série de ferramentas tecnológicas que já vêm sendo utilizadas para prevenir e reduzir o impacto dos acidentes, que são os sistemas avançados de assistência ao condutor, chamados de ADAS.

Esse movimento começou com o uso de sensores, câmeras, radares e atualmente conta com a inteligência artificial, tudo projetado para monitorar vias e o ambiente em torno do veículo, para quando for necessário intervir com o intuito de evitar acidentes e colisões. 

ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor) na prática

Os ADAS utilizam uma série de recursos para promover maior segurança no trânsito e em vias, entre outras funções que contribuem bastante para uma condução mais segura e para a melhoria do tráfego.

Frenagem Autônoma de Emergência (AEB): o "co-piloto" que evita colisões

A frenagem automática de emergência é uma assistência que, diante de uma colisão iminente, freia o veículo de forma automática, ainda que o motorista não tenha uma reação em tempo hábil, contribuindo para evitar o acidente. 

Assistente de Permanência em Faixa (LKA): a tecnologia que corrige a direção

O assistente de permanência em faixa contribui para manter o veículo dentro da faixa de rolagem, e caso o motorista comece a se encaminhar para outra direção, outra faixa, o sistema consegue corrigir o percurso e retornar à posição correta.

Cruise Control Adaptativo (ACC): mantendo a distância do carro da frente

O controle de cruzeiro adaptativo regula a velocidade do seu veículo de acordo com o tráfego à frente. Por exemplo, se você está conduzindo em uma estrada a 120 km/h e o veículo à sua frente estiver rodando a 80 km/h o ACC vai reduzir sua velocidade para evitar uma colisão. Caso o veículo da frente acelere, o ACC voltará a velocidade inicial.

A visão 360º: como as câmeras estão transformando a segurança

As câmeras revolucionaram a segurança no trânsito, pois são capazes de eliminar uma boa parte dos riscos causados por pontos cegos, oferecendo visualização panorâmica a todo o instante em tempo real.

O funcionamento se dá através da instalação de câmaras múltiplas, localizadas em diferentes pontos do veículo, e as imagens são exibidas no painel do carro, facilitando a vida do condutor em manobras, prevenindo colisões e permitindo uma condução mais segura e eficiente.

Câmera de Marcha a Ré e Monitor de Ângulo Cego

A câmera fornece imagens vindas da parte traseira do carro automaticamente assim que a marcha à ré é engatada, o que colabora bastante no momento de dar ré e estacionar, pois com os sensores é possível evitar pequenas colisões, pois os guias de distância ajudam o condutor a não bater em obstáculos. 

Já o monitor de ângulo cego emite sinais de alerta para o condutor sobre a presença de outros tipos de veículos que não são fáceis de visualizar. Ele avisa o condutor que há carros, motocicletas, bicicletas, ou qualquer movimento nos pontos cegos do condutor.

A visão traseira digital (mirror cam) substituindo os espelhos

A visão traseira é um sistema que já vem sendo bastante utilizados nos modelos de veículos produzidos mais recentemente, e ele é capaz de substituir os espelhos retrovisores, pois conta com um jogo de câmeras muito eficientes, que oferecem uma visibilidade mais ampla, panorâmica, e bem melhor dos que as dos espelhos podem refletir.

Conectividade V2X: quando o carro "conversa" com o mundo

Os veículos inteligentes estão cada vez mais presentes nas ruas de todo o mundo, e a tecnologia V2X, Vehicle - to - everything, permite que a comunicação entre o veículo e o resto do mundo se dê em tempo real.

Ela conecta o carro com outros veículos, com sistemas de segurança que disponibilizam informações sobre o tráfego, com pedestres e com os centros de comando da cidade, que informam tudo sobre a infraestrutura de trânsito.

Carro-to-Car (V2V) e Carro-to-Infrastructure (V2I)

O V2V é a comunicação Vehicle - to - vehicle, que permite que os veículos se comuniquem entre si para que possam emitir alertas uns para os outros sobre a situação do tráfego, como acidentes, congestionamentos, situações de emergência, frenagens inesperadas e necessárias, e uma série de outras condições limitantes ou arriscadas durante o percurso escolhido pelo condutor.

E a tecnologia que permite que o veículo se comunique com a infraestrutura da estrada ou cidade é a V2I, Vehicle - to - Infrastructure. Através dessa comunicação é possível obter em tempo real informações sobre sinalizações de trânsito (placas e sinais), obras no percurso, e outros dados pertinentes à condução, que são capazes de otimizar o fluxo de veículos, melhorando consideravelmente o trânsito.

Alertas em tempo real sobre perigos à frente

Uma das grandes vantagens da tecnologia V2X e suas divisões é a capacidade de enviar alertas em tempo real sobre uma série de fatores relativos a diversos elementos do ambiente, como outros veículos, situação da estrada, infraestrutura de trânsito, pedestres, e ainda permite que o condutor saiba sobre perigos no percurso, tráfego intenso, e assim reorganizar sua rota de forma a aumentar a segurança viária e aliviar o fluxo nas vias.

Leia mais conteúdos como esse

leia mais
Carros Vantagens do motor turbo: desempenho e economia Motor turbo ou aspirado? Entenda como o turbo funciona, sua potência extra, eficiência (downsizing) e qual escolher para seu perfil de direção.
Atualizado em
15 dez 2025
Carros Veículos elétricos usados: vale a pena comprar? Compre carro elétrico usado com segurança. Conheça as vantagens, os riscos (como a bateria) e use nosso checklist de inspeção específico para elétricos.
Atualizado em
08 dez 2025
Carros Os principais modelos de caminhões Volkswagen: guia por categoria e aplicação Conheça a linha de caminhões Volkswagen: Delivery, e-Delivery, Constellation e Meteor. Guia para escolher o modelo ideal para carga, distância e negócio.
Atualizado em
08 dez 2025