Enchentes: saiba como evitar sustos com o seu carro

Veja o que fazer se você estiver dirigindo em regiões alagadas



Com a maior frequência de chuvas nessa época do ano, não é difícil se deparar com ruas alagadas, algumas delas quase intransponíveis para muitos veículos.

É comum também não saber como agir nestas horas e ficar em dúvida: devo atravessar? Abandono o carro? Subo com o veículo na calçada? Para evitar situações de risco e prejuízos, confira algumas dicas para te ajudar na hora que a chuva apertar

Procure um local alto

Caso a chuva ficar mais forte e você estiver dirigindo em uma área desconhecida, o ideal é procurar um abrigo num local mais elevado até o tempo melhorar. Se houver alagamentos na região, espere a água baixar. Não sendo possível, o ideal é analisar as condições do trecho que será percorrido.

Avalie a situação

Antes de enfrentar a rua alagada, observe outros carros que eventualmente estejam passando por ali. Veja onde a água atinge o veículo. Se o limite estiver acima da metade da roda, no caso de modelos de passeio, desista. O risco de ficar no caminho aumenta bastante.

Cuidados para fazer a travessia

Caso você decida prosseguir, realize a travessia em primeira ou segunda marcha, lentamente, mantendo uma boa distância do carro da frente – o suficiente para desviar dos carros sem precisar parar. Mantenha a velocidade e aceleração constantes para evitar a formação de ondas e a entrada de água no escapamento, que pode ocasionar um calço hidráulico.

Nada de pegar onda

Evite fazer a travessia ao lado de veículos grandes, como ônibus ou caminhões, pois o movimento deles pode produzir pequenas ondas, e fazer com que o motor do seu carro aspire água. Se isso ocorrer, não tente dar a partida, pois as tentativas podem provocar danos à parte elétrica e, claro, ao próprio motor. Outra coisa que se deve prestar nestas horas são os buracos e bueiros sem tampa, que, submersos, podem danificar pneus, rodas e suspensões.

Tente subir na calçada

Fique atento ao níve da águal. Se ela chegar na metade da roda, verifique a possibilidade de colocar pelo menos parte do carro sobre a calçada (desde que não exista pedestres) para elevar a altura de saída do escapamento. Claro, é importante saber de que lado está a saída do cano.

Se a água comerçar a subir...

Abandone o carro. Não espere a água chegar à janela, pois pode dificultar a abertura da porta. Procure um lugar seguro e volte quando o temporal terminar.

Meu carro foi alagado. E agora?

Não ligue o motor em hipótese alguma. Chame o guincho. Dependendo do caso, pode ser necessário trocar todos os fluídos: óleo de motor, transmissão, freio, direção hidráulica e arrefecimento. Os filtros também precisam ser substituídos (ar, cabine, combustível, óleo etc). É necessário remover os carpetes e bancos para higienização do interior.

E o seguro, paga o estrago?

Depende. Procure saber se a apólice de seu veículo contempla enchentes. De qualquer forma, as empresas fazem investigações para avaliar se o usuário se submeteu ao risco. Se você tentou a sorte na enchente, e acabou ficando pelo caminho, perderá o direito ao prêmio.

O que é calço hidráulico?

Os motores de combustão geram energia mecânica pela explosão de uma mistura pressurizada de ar e combustível. Quando os pistões tentam comprimir o conteúdo das câmaras, encontram a água "penetra" que entrou pela admissão de ar. Neste momento ocorre um tranco que pode entortar as bielas e danificar o virabrequim. Na pior da hipóteses, pode ocorrer até trincas no bloco do motor.

Você não precisa esperar muito para poder conhecer seu novo carro. Visite uma das nossas lojas AB Abolição.

Saiba Mais sobre o mundo do automóvel:

http://www.grupoab.com.br/blog/

Conheça Grupo AB:

http://www.grupoab.com.br/

Fonte: Revista Auto Esporte

Notícias recentes
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX!
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX! Saiba mais...
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido