Chave codificada: o que você precisa saber?


A chave codificada já está presente nos carros de luxo há algum tempo, mas tem se popularizado e equipado boa parte dos modelos lançados recentemente, mesmo os mais básicos. Você conhece essa tecnologia, sabe como ela funciona e, principalmente, quais são as suas vantagens?


Ao longo deste texto vamos responder a todas essas perguntas, mostrar o que fazer caso a chave codificada seja perdida e quais cuidados são necessários com a reserva. Continue com a gente e conheça essa tecnologia!

Como funciona a chave codificada?

Existem vários modelos e nomes dados à chave codificada, sendo que as montadoras estão sempre inovando e melhorando essa tecnologia. Basicamente, todas funcionam da mesma maneira, mudando apenas alguns detalhes. Ao tentar ligar o motor do carro, um código único é enviado a uma central de comando que o compara com um valor pré-determinado.

Caso os códigos coincidam, o motor é ligado e você pode seguir viagem. Porém, se eles não forem iguais, o carro não dá a partida. Modelos mais avançados utilizam o sistema “rolling”, ou seja, geram um novo valor sempre que o veículo for desligado, fazendo com que a chave codificada tenha ainda mais vantagens. Falando nisso, vamos conhecê-las?

Quais são as suas vantagens?

A chave codificada traz basicamente duas vantagens muito importantes: o aumento da segurança e a prevenção de roubos. Devido às características desse equipamento, é praticamente impossível ligar um veículo se você não tiver em mãos o modelo original da chave. Por si só, isso já desestimula os roubos.

É preciso lembrar que ladrões de carros costumam procurar por facilidades e, ao se deparar com um modelo que tenha essa tecnologia, a probabilidade de furto se reduz bastante. Ainda assim, para ter mais segurança, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente em relação à chave reserva.

Quais cuidados devem ser tomados em relação à chave reserva?

Primeiramente, para evitar que o seu carro seja roubado, jamais deixe a chave reserva dentro do veículo, — no porta-luvas, por exemplo — como muitos proprietários desatentos costumam fazer. Guarde-a em um local seguro, de fácil memorização e não a esconda de forma que nem você encontre caso precise.

Quer uma dica de um local estratégico para deixar a chave reserva? Dentro do armário do banheiro. Isso mesmo! Pouquíssimas pessoas pensariam em procurar ali e você vai ver esse item todos os dias, facilitando na hora de lembrar onde colocou. Guarde-a com muito carinho, pois, em caso de perda, o custo pode ser bem alto e os prazos de reposição muito longos.

Quais são os procedimentos em caso de perda?

Quer uma dica para reduzir os gastos com o seu carro? Não perca a chave, principalmente se ela for codificada. De acordo com o engenheiro Ricardo Demito, da Volkswagen Brasil, ela é resistente a quedas e até mesmo a imersão em água.
 Dessa forma, você só precisará fazer uma nova em caso de perda. Caso isso ocorra, procure pela reserva. Se for necessária uma cópia, prepare o bolso!

Dependendo da chave, é possível fazer a cópia em um chaveiro especializado, mas muitos modelos só podem ser confeccionados pelas montadoras. Em alguns casos, os valores podem passar de R$ 4 mil e levar um tempo de até 30 dias para serem entregues. Por isso, cuide muito bem desse item.

A chave codificada tende a ser um padrão no futuro e ter seus custos reduzidos, aumentando a segurança sem prejudicar o bolso. E por falar em prejuízos, sempre que for viajar, dê uma boa checada em itens como o macaco, chave de rodas, triângulo sinalizador e, claro, a chave reserva.

Ah! E se você quiser ter ainda mais segurança, leia nosso post sobre 5 itens que devem ser verificados antes de uma viagem, além dos já mencionados!




Notícias recentes
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX!
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX! Saiba mais...
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido