Vantagens do motor turbo: desempenho e economia
Motor turbo ou aspirado? Entenda como o turbo funciona, sua potência extra, eficiência (downsizing) e qual escolher para seu perfil de direção.
Saber como funcionam os componentes de um veículo é importante para quem busca mais do que simplesmente um meio de transporte, pois para quem está procurando eficiência, resposta de aceleração imediata e mais potência, é fundamental conhecer as características do motor turbo.
Para explicar de forma mais detalhada o funcionamento dos motores turbo, destacar suas vantagens em desempenho e economia através do conceito de downsizing e detalhar o diferencial que o processo de aproveitamento dos gases de escape podem promover à eficiência do veículo, montamos um manual sobre o tema.
Aqui também mostraremos o papel do intercooler e faremos uma comparação clara entre os motores turbo e aspirados em termos de potência, torque, consumo e custos, bem como direcionaremos os compradores para cada um deles de acordo com suas necessidades e preferências.
Como funciona um motor turbo? A ciência por trás da potência extra
O motor turbo tem seu diferencial proveniente da compressão do ar que entra no motor, e a energia dos gases desempenha papel fundamental na sua potência extra, como mostraremos abaixo:
Aproveitando os gases de escape que seriam perdidos
O turbocompressor funciona de forma muito inteligente, pois com suas duas carcaças, a quente (turbina) e a fria (compressor) permite que os gases de escape sejam aproveitados para aumentar sua potência, ao invés de simplesmente eliminá-los.
Os gases de escape são direcionados para a carcaça quente, através da energia cinética e térmica dos gases a turbina gira em altíssima velocidade, acionando o compressor, que aspira o ar e o pressuriza, para então enviá-lo ao coletor de admissão do motor, aumentando assim sua capacidade e potência.
O papel do intercooler em resfriar o ar e aumentar a eficiência
O intercooler é um resfriador de calor que motores turbo utilizam para que o ar comprimido e quente ao passar por ele diminua a sua temperatura, aumente sua densidade e maximize a quantidade de oxigênio indispensável para o processo de combustão.
Com mais ar frio, e consequentemente mais oxigênio na câmara de combustão, o combustível entra com mais potência, e sua queima se dá de forma mais eficiente, pois o mix de ar frio e combustível promovem uma explosão mais potente, oferecendo mais torque e potência ao veículo.
A ciência sempre é fonte de valiosas informações, e a potência extra do motor turbo se baseia no princípio da indução forçada e na eficiência volumétrica do motor. Parece complicado? Na verdade, a explicação é bastante simples.
Ao contrário dos motores sem turbo, que precisam da pressão atmosférica para que o ar entre nos cilindros, o turbo promove a entrada de mais ar para o motor, e com isso, mesmo motores de cilindradas menores podem ter maior potência e um desempenho superior. As válvulas de alívio e de prioridade contribuem para a regulação da pressão do turbo de forma a otimizar seu funcionamento.
A vantagem do desempenho: potência e torque superiores
Para os condutores que apreciam ou precisam de um veículo mais potente, o motor turbo é uma solução bastante viável, como mostraremos a seguir:
Mais força em baixas rotações para ultrapassagens e retomadas
Com mais ar frio entrando na câmara de combustão, a explosão de partida do carro com motor turbo é bem maior, resultando em maior potência e uma queima de combustível muito mais eficiente, pois ela fica mais controlada e completa.
Com mais potência o carro adquire mais força, empurrando o pistão com maior intensidade, gerando um torque bem maior, mesmo em baixas rotações, promovendo arrancadas com mais força e retomadas de velocidade mais fortes, mesmo em subidas ou com carga pesada.
A sensação de dirigibilidade: resposta imediata ao acelerador
Para quem gosta de dirigir, ter um comando respondido automaticamente é saber que o turbo lag ficou para trás e que o veículo vai proporcionar uma experiência de direção muito mais envolvente e eficiente.
O motor turbo permite que ao acelerar o motorista tenha resposta imediata, sem nenhum atraso, como é comum em motores aspirados, e esse diferencial é fundamental para alguns condutores.
A vantagem da economia: entendendo o conceito de Downsizing
Para a indústria automobilística o Downsizing é um recurso extremamente importante, já que potencializa motores de menores cilindradas e torna-os muito mais eficientes. Vamos mostrar a importância desse recurso para quem fabrica e quem compra:
Menor cilindrada, menor peso e menor atrito interno
O downsizing é um recurso que permite que os motores de menor cilindrada, como os de 3 cilindros, possam ter um desempenho mais eficiente com o uso de tecnologias como o turbocompressor, a injeção direta de combustível e válvulas variáveis, oferecendo uma série de vantagens.
O downsizing permite que o veículo queime menos combustível, reduzindo o consumo, consequentemente emita menos gases poluentes, tenha desempenho igual ou maior que o de motores com mais cilindradas e como o veículo fica mais leve em razão de um motor menor, seu desempenho fica ainda melhor.
Consumo eficiente na estrada e potência sob demanda na cidade
Mesmo que o motor turbo tenha um consumo de combustível um pouco maior, ele só se dá quando a aceleração é total, pois em velocidades normais há vantagens, já que ele é capaz de realizar a queima completa do combustível, gerando mais energia e permitindo o uso de motores com menos cilindradas, o downsizing.
A queima mais completa do combustível reduz a emissão de gases poluentes e apresenta maior eficiência na estrada em velocidades constantes, pois o turbocompressor aproveita os gases de escape. Já nas cidades onde as retomadas e acelerações são mais constantes, o turbo, com seu torque em baixas rotações, promove maior potência e menos gasto de combustível.
Turbo vs. Aspirado: uma comparação direta de vantagens
Agora que explicamos de forma mais detalhada como funciona o motor turbo, é interessante saber a diferença entre eles e as vantagens de cada um deles:
Tabela: potência, torque, consumo e custo
A grande diferença entre os motores turbo e o aspirado é a forma como o ar entra nos cilindros, pois como explicamos acima, a entrada de ar do motor turbo é estimulada pelo turbocompressor, o que permite maior potência, torque, eficiência no consumo de combustível e redução na emissão de poluentes.
Já os motores comuns, chamados de aspirados, dependem exclusivamente da pressão atmosférica e do vácuo que o movimento do pistão gera para aspirar o ar para os cilindros e misturá-lo ao combustível para gerar a combustão. As vantagens do motor aspirado são os custos de aquisição e manutenção menores, bem como a possibilidade de uma vida útil maior.
A comparação entre eles é uma eterna variável, já que as respostas vão depender exclusivamente do comprador. Quem está em busca de mais potência, maior resposta na aceleração e eficiência, com certeza vai optar por um motor turbo, já que é exatamente o que ele entrega.
Já os motoristas que buscam por um custo de compra e de manutenção menores e mais acessíveis, têm a opção de continuar com o motor original, normalmente aspirado, que tem uma vida útil bem considerável, além dos seus reparos também serem menos frequentes.