Banco do carro: 5 passos para fazer a limpeza e deixá-lo como novo


Nada como uma boa faxina periódica para manter a qualidade do banco do carro, evitando manchas e mal cheiro. E não pense que esse tipo de cuidado com o interior do automóvel se trata apenas de uma questão de higiene. Pequenos danos nos tecidos ou odores incômodos são detalhes que podem desvalorizar um veículo e dificultar (muito) sua revenda.


E não para aí. Maus hábitos de uso somados à limpeza esporádica ou incorreta podem até favorecer o surgimento de doenças respiratórias. Portanto, cuidar dos bancos do seu carro é fundamental!

Foi pensando nisso que separamos 4 dicas para ajudar você nessa tarefa que, apesar de muito simples, é comumente ignorada pelos donos. Continue a leitura e confira!

1. Passe o aspirador de pó

Nosso corpo, os tecidos, objetos e o próprio ambiente acabam deixando resíduos que se acumulam gradualmente no banco do carro. Essa poeirinha parece inofensiva, mas pode ser suficiente para provocar alergias, sem contar que, quando acentuada, pode até sujar a roupa dos ocupantes.

Por isso, é recomendável aspirar os bancos pelo menos uma vez por semana ou, no máximo, a cada quinze dias para remover o excesso. Existem modelos de aspirador de pó portáteis feitos exclusivamente para facilitar o manuseio dentro do automóvel.

2. Use toalhas ou esponjas úmidas

Depois de passar o aspirador de pó, passar uma toalha úmida ou uma esponja com um pouco de água e detergente deixará o banco do carro com aspecto de novo, além de retirar o restante da poeira presa aos tecidos ou qualquer odor que possa existir.

Outra opção são os famosos panos eletrostáticos que possuem certa capacidade magnética que auxilia a remoção de resíduos, principalmente aqueles mais difíceis de tirar, como pelos de animais e fios de cabelo.

3. Remova as manchas imediatamente

Se, por acaso, algum alimento ou líquido manchar o tecido do banco, nada de esperar o dia seguinte para fazer a limpeza. Em pouco tempo, o que seria um problema passageiro pode acabar se tornando definitivo.

Existem alguns cuidados indicados para cada tipo de mancha:

  • comida(exceto gordurosa) e vômito: limpar apenas com água e sabão;
  • lama: remover o excesso com uma escova seca e depois aplicar um pano úmido;
  • gordura: aplicar uma esponja com detergente ou algum produto à base de benzol ou acetona.

4. Escolha bem o produto de limpeza

Existem diversas receitas caseiras de soluções higiênicas para se aplicar no banco do carro, mas o mais recomendável é comprar produtos testados em fábrica. Os tecidos dos bancos de um veículo podem possuir componentes específicos que não reagem bem com determinadas substâncias que utilizamos na limpeza doméstica.

Os bancos de couro, por exemplo, não toleram derivados de petróleo (como álcool e querosene) e exigem produtos específicos para limpar, hidratar e preservar o tecido. Portanto, sempre verifique no rótulo dos artigos se eles realmente atendem as necessidades do seu carro.

5. Remova os odores

Nesse caso também vale o alerta para as receitas caseiras. Como esclarece o diretor de operações da empresa Dr. Lava Tudo, Felipe Ataíde, líquidos como o vinagre são capazes de remover odores, mas também podem desbotar os tecidos, por exemplo.

Nem sempre a sujeira dos acentos produz cheiros desagradáveis, uma compra esquecida no porta-malas ou a troca pendente do filtro do ar-condicionado também podem ser os culpados. Se o problema for mesmo nos bancos, a limpeza e a secagem pode ser suficiente na maioria dos casos. Porém, cheiros mais fortes, como o de cigarro, exigem tratamentos especializados.

Por fim, é bom lembrar que tudo começa com a preservação. Exceto em longas viagens, não é recomendável se alimentar dentro do veículo. Até mesmo balas e chocolates podem deixar manchas e odores desagradáveis no banco do carro. Por isso, leve sempre um saquinho de lixo nos passeios e mantenha em dia a higienização!

Está curtindo nosso conteúdo? Então acompanhe as novidades do nosso blog nas redes sociais! Estamos no FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn e Google +!


 




Notícias recentes
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido