5 dicas de direção defensiva para evitar acidentes de trânsito


A imprudência está relacionada diretamente à negligência de condutas básicas de direção defensiva e, por isso, inúmeras infrações e acidentes ocorrem com frequência. Logo, ser um motorista prudente e que segue as regras de trânsito é indispensável para garantir a sua segurança  e de terceiros.


Mesmo sendo um excelente condutor, não é possível prever o que pode acontecer na próxima esquina, afinal, você também deve dirigir pensando nas outras pessoas que circulam na rua.

Levando essa realidade em consideração, listamos abaixo algumas recomendações de direção defensiva que você precisa transformar em hábito agora mesmo. Confira!

1. Dê a preferência

A famosa frase "gentileza gera gentileza", é crucial para o trânsito também! Na hora do congestionamento, pense bem: quase todos os motoristas podem estar com a mesma sensação de urgência que você.

Portanto, em vez de insistir no primeiro lugar de uma fileira extensa de automóveis, espontaneamente dê a preferência. Mantenha a calma, pois outra pessoa fará isso por você em seguida.

2. Fique atento à sinalização

Mesmo que o dia esteja claro e a circulação de carros seja tranquila, lembre-se que os motoristas não têm o poder de saber o que você está pensando. Portanto, toda e qualquer movimentação realizada nas ruas deve ser sinalizada.

Isso inclui as setas ao virar, ou o pisca alerta quando for engatar a ré a sinalização é uma maneira de evitar acidentes por falta de atenção. Além disso, sempre utilize as duas mãos no volante para acionar os sinais do veículo quando necessário, e com antecedência.

3. Evite farol alto

Essa situação é mais comum em estradas, mas também pode acontecer em caso de ausência de luz ou em vias mal iluminadas. Um veículo anda no sentido contrário ao seu com o farol alto e, pronto! Você deixa de enxergar a rodovia por alguns segundos, podendo atingir um obstáculo, passar em um buraco ou, em situações mais graves, invadir o sentido oposto da pista.

Segundo Dirceu Rodrigues Alves Júnior médico e diretor da Associação Brasileira de Medicina do Trânsito (Abramet), assim que você notar um carro com farol elevado vindo em sua direção, olhe para baixo e a direita, no sentido do meio-fio da rua ou
da faixa branca que delimita a autopista.

Isso evita o fechamento da pupila e você consegue manter o percurso mais preciso, sem desvios.

4. Mantenha o veículo engrenado

Alguns motoristas, com o intuito de economizar combustível, deixam seus veículos desengrenados — o popular “ponto morto” —, principalmente nas descidas. Apesar de o álcool e da gasolina serem uns dos maiores gastos para sustentar um carro, essa não é uma boa maneira de fazer economia, visto que existem muitos riscos nessa conduta.

Outro fator comumente ignorado é que com o carro desengatado você não tem o auxílio do freio motor, ampliando o espaço de parada nas frenagens de emergência e, por consequência, o risco de acidentes.

5. Redobre a atenção durante climas desfavoráveis

Se houver neblina (ou cerração), acione os faróis baixos e, caso seja necessário, pare somente no acostamento, com o pisca alerta ligado.

Durante as chuvas, os pneus perdem aderência com o piso e pode ocorrer aquaplanagem — principal causadora de acidentes nas estradas. É uma situação de risco elevado, pois o carro patina no asfalto e o motorista perde o controle da direção por alguns instantes.

De acordo com Celso Mariano, especialista em trânsito, o início da precipitação é ainda mais perigoso. A rodovia tende a ficar muito mais escorregadia, por causa da mistura de detritos com a água e outros resíduos.

Esperamos que essas dicas de direção defensiva tenham sido úteis para você. Agora, basta aliá-las com a manutenção preventiva do seu automóvel para elevar o nível de segurança das suas próximas corridas.


Se você gostou deste conteúdo, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!




Notícias recentes
Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer!
Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer! Saiba mais...
Veja dicas de como limpar o estofado do carro!
Veja dicas de como limpar o estofado do carro! Saiba mais...
Carros para aplicativos: conheça as exigências e como escolher um!
Carros para aplicativos: conheça as exigências e como escolher um! Saiba mais...
Veja dicas de como trocar de carro!
Veja dicas de como trocar de carro! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido