Novo Volvo XC60 chega em setembro

Modelo desembarca primeiro na versão T5, o turbodiesel e o híbrido apenas em 2018

A Volvo acabou de anunciar que o XC60 chegará em setembro. O crossover desembarca primeiro na versão T5, mas o fabricante sueco adiantou que a versão a diesel D5 chegará até julho de 2018, possivelmente próxima da importação do T8 híbrido. "O XC60 é o Volvo mais vendido do Brasil, então é o modelo mais importante para a gente. Até mais do que em outros lugares do mundo, afirma Leandro Teixeira, diretor de marketing da Volvo.

Nada mais natural do que investir em outros crossovers: a Volvo também afirmou que o XC40 será lançado ainda este ano. O modelo será o crossover de entrada do fabricante, que pretende lançar o carro no Brasil já no início de 2018, antes mesmo da chegada das demais configurações do XC60.

São três versões para o XC60, a de entrada Momentum traz rodas aro 19, grade frontal com aletas no tom "black piano" e saídas de escape arredondadas. De série, o modelo virá bem completo, com teto solar panorâmico, sistema de som de 330w, bancos dianteiros elétricos com memória para o motorista, ar-condicionado Clean Zone, quadro digital de oito polegadas, seis airbags (dianteiros, laterais frontais e do tipo cortina), alerta de colisão, city safety com detecção noturna, leitura digital de placas de velocidade, leitor de ponto-cego, assistente de partida em rampa e faróis integralmente de leds.

O intermediário Inscription se diferencia pelas rodas aro 20, saídas retangulares de escapamento, friso lateral com o logo e grade com aletas cromadas. Ele acrescenta painel de 12,3 polegadas, alerta de colisão traseira, alerta de ponto-cego com sensor de tráfego cruzado, chave com controle remoto integral revestida de couro, abertura e partida sem chave, controle de cruzeiro adaptativo com condução semiautônoma, espelhos externos eletrocrômicos, abertura e fechamento da tampa do porta-malas handsfree - você pode passar o pé abaixo do para-choque para abrir o compartimento.

Já o R-Design tem decoração mais esportiva, o que inclui para-choques, spoiler maior, soleira das portas, saias e suspensão mais baixa associada ao jogo de rodas aro 21. O interior ganha pedaleiras metálicas e bancos envolventes, além de volante com borboletas para troca de marchas e um subwoofer.

A Volvo considera como principais concorrentes do XC60 o Land Rover Discovery Sport e os mais caros Audi Q5, BMW X3 e Mercedes-Benz GLC. Há três cores novas: Fusion Red (vermelho fusão), Mapple Brown (marrom acer) e Denim Blue (azul jeans).

O XC60 será um legítimo Volvo sueco, pois passou a ser feito na fábrica de Torslanda. A geração anterior era importada de Gante, na Bélgica. Todos virão com tração integral, algo que não acontece nas versões de entrada do Volvo vendido atualmente no Brasil. O XC60 T5 conta com motor 2.0 turbo de 254 cv, enquanto o D5 a diesel tem 235 cv. Ainda há o mais potente T6 a gasolina, que une turbo e compressor volumétrico para entregar 320 cv. O câmbio automático de oito marchas permanece como opção de transmissão.

Conheça as novas tecnologias

A segurança foi igualmente aperfeiçoada e marca a estreia de duas tecnologias na linha Volvo. O sistema de frenagem automática City Safety passa a atuar a até 60 km/h, contra 50 km/h de antes. Segundo a Volvo, 85% das colisões ocorrem a até 50 km/h. Caso tudo dê errado, a estrutura está ainda mais segura e conta com aço estampado a quente nas colunas A, B e C, o que forma uma gaiola de proteção de ultraaltaresistência.

A outra novidade é o sistema de direção ativa que evita colisões com carros que vêm na direção contrária, além de auxiliar em manobras evasivas. O suporte de direção funciona também em conjunto com o City Safety em velocidades entre 50 a 100 km/h e detecta o risco de colisão com motos, pedestres e animais. Ele também ajuda caso você já esteja manobrando para escapar de uma colisão iminente. Se o sistema detectar um outro veículo no ponto-cego a até 130 km/h, a tecnologia também é capaz de evitar uma colisão.

Entre os luxos, há ar-condicionado CleanZone de quatro zonas com sistema de filtragem de poluentes e outras impurezas. Segundo eles, o sistema oferece qualidade de ar escandinava mesmo nas piores situações. O sistema de condução semiautônoma oferecido no XC90 é opcional e mostra-se capaz de conduzir o carro sozinho a até 130 km/h, desde que as câmeras e sensores consigam captar a marcação de faixas e outras sinalizações.

Por dentro, o quadro de instrumentos pode ser digital com tela de oito polegadas na versão de entrada Momentum ou até 12,3 polegadas nos mais caros Inscription e R-Design, tal como é no XC90. Falando nele, o crossover grande também emprestou ao XC60 a central multimídia verticalizada de 9 polegadas. 

Outros lançamentos

O fabricante também planeja renovar a sua linha de carros de passeio. Em 2018, está agendada a estreia dos novos sedã S60 e perua V60. É a terceira geração da linha de médios.

Você não precisa esperar muito para poder conhecer seu novo Volvo. Visite uma das nossas lojas AB Gotland.

Saiba Mais sobre o mundo do automóvel:

http://www.grupoab.com.br/blog/

Conheça Grupo AB:

http://www.grupoab.com.br/

Fonte: Revista Autoesporte

Notícias recentes
Para que serve o óleo da direção hidráulica e quando trocá-lo? Para que serve o óleo da direção hidráulica e quando trocá-lo? Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Busca


Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido