Monday, 15 de May de 2017

Dicas para ficar atento na hora de abastecer

Esteja atento com a qualidade, quantidade e preço de todos os produtos oferecidos

Abastecer o carro, por mais trivial que pareça, pode se tornar uma grande dor de cabeça. Combustível adulterado, bombas que entregam apenas 80% do que está sendo cobrado, pedir combustível comum e receber - e ser cobrado - pelo premium, essas e outras situações podem lesar a sua carteira e prejudicar o rendimento do veículo.

Como de bobo você não tem nada, confira a seguir algumas dicas listadas pelo Procon sobre cuidados necessários na hora de visitar um posto de combustível. Esteja alerta.

Desça do carro

Ao parar no posto, o ideal é que você saia do carro e preste atenção no tipo de combustível e no valor cobrado. 

Tá quanto?

De acordo com normas da Agência Nacional do Petróleo (ANP), os postos são obrigados a informar os valores praticados na entrada, com placas, faixas ou totens. É primordial ver se existem restrições para os valores anunciados, como horário, forma de pagamento ou alguma bomba específica.

É importante sempre pedir nota ou cupom fiscal, e ao pagar com cartão, recomenda-se conferir se os valores cobrados estão corretos.

Confiança é tudo

Vamos ao óbvio: abasteça em posto de sua confiança. Confira o rendimento do combustível e veja se está de acordo com o consumo médio do seu veículo. É importante ter em mente que não apenas o combustível pode ser adulterado, a quantidade também pode ser enganosa - algumas bombas podem abastecer até 20% a menos do que é cobrado por litro.

Sempre que possível verifique se a bomba contém o selo do Inmetro e se possui lacre para evitar a instalação de dispositivos fraudulentos. Os postos devem manter a nota fiscal da compra do combustível e quando ele tiver bandeira só poderá vender combustíveis da mesma marca.

Olho no etanol

Observe o nível do densímetro (aquele tubinho transparente por onde passa o combustível), nele você pode notar o quanto de água tem naquele combustível. O limite permitido pela ANP é de 5% de água, mais do que isso significa tramoia. Olho na cor também, o etanol tem que ser limpinho, sem impurezas. Se estiver alaranjado, denuncie porque está irregular.

Gasolina também precisa de cuidado

Se você notar algo de errado na gasolina, peça um "teste da proveta". É seu direito. Esse teste medirá o percentual de etanol misturado à gasolina, que deve ser de 27% em gasolina comum e 25% na premium, segundo a ANP. Esteja sempre atento se o tipo de gasolina que você pediu é o que está lhe sendo entregue e lembre-se que gasolina tem validade, até três meses no depósito do posto. Desconfie se tentarem te empurrar um tipo específico, pode estar vencido ou perto de vencer.  

Fluídos, lubrificante e aditivos

"Senhor, o óleo tá baixo," afirmou o frentista, e você, esperto como é, sabe que, salvo algum vazamento no carro, isso é bastante improvável. Muitos funcionários recebem comissão pela venda de produtos do posto. Consulte o manual e veja quando deve realizar a troca. Esteja atento também às datas de validade dos produtos oferecidos e se os preços estão anunciados nas prateleiras.

O engenheiro mecânico e professor do departamento de engenharia mecânica do Instituto Mauá, Celso Argachoy, alerta aos motoristas sobre a importância de observar o prazo de validade dos produtos automotivos. Em especial, óleos lubrificantes, fluídos de freio e aditivos, que após o vencimento absorvem a umidade e perdem suas características.

Argachoy alerta principalmente sobre o risco do vencimento do fluído de freio que absorve umidade e se degrada, causa oxidação das peças e forma bolhas de ar. “Com a formação das bolhas, a resposta do freio fica comprometida e o acionamento do pedal não terá a mesma resposta. O motorista terá que aplicar mais força, prejudicando tanto o tempo de resposta quanto no espaço percorrido pelo veículo até a frenagem total”, alerta.

Você não precisa esperar muito para poder conhecer seu novo carro. Visite uma das nossas lojas do Grupo AB.

Saiba Mais sobre o mundo do automóvel:

http://www.grupoab.com.br/blog/

Conheça Grupo AB:

http://www.grupoab.com.br/

Fonte: Revista Autoesporte

Dicas para ficar atento na hora de abastecer
Notícias recentes
Volkswagen estuda importar o SUV Atlas para o Brasil Volkswagen estuda importar o SUV Atlas para o Brasil Saiba mais...
Chevrolet vai usar o Camaro na Nascar Chevrolet vai usar o Camaro na Nascar Saiba mais...
Chevrolet Cruze 2018 ganha motor 1.4 turbo Argentino Chevrolet Cruze 2018 ganha motor 1.4 turbo Argentino Saiba mais...
Volkswagen Touareg 2018 é flagrado na China Volkswagen Touareg 2018 é flagrado na China Saiba mais...
Busca


Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido