Volkswagem Up!


Os veículos compactos são as opções mais procuradas por quem busca mobilidade urbana por preços acessíveis, o que também abrange economia no consumo e manutenção. O Volkwagen Up é um dos modelos que melhor atendem a essa missão no mercado nacional.


O menor veículo da montadora alemã, dona de ampla tradição em nosso país, conjuga uma série de bons atributos que tornam a sua compra um excelente negócio. Aliás, não poderia ser diferente quando falamos da qualidade e da credibilidade conquistada ao longo de décadas.

Design do Volkswagen Up

Ao ser lançado, o Up não tinha um design suficientemente atrativo para o grande público, figurando apenas como um modelo simpático e harmônico. Essa falta de apelo visual integra um passado que, em comparação com a versão 2020, parece bastante remoto.

Após a última estilização, o carro recebeu acréscimos de detalhes que lhe conferem um ar mais esportivo, sem modificações na estrutura compacta, muito desejável para o uso no dia a dia em áreas urbanas.

A região da placa do veículo é uma das áreas em que a reestilização parece ter funcionado melhor, com novos vincos e contrastes de tonalidade que harmonizam muito bem sob a ótica estética. Os faróis com máscara escurecida contribuem para essa proposta.

A grade é praticamente inexistente, mas o símbolo da marca aparece em tamanho significativo e colocado com bom gosto. A lateral segue proporções retangulares e a traseira truncada apresenta lanternas verticais, em geral usadas nessa categoria para ampliar a abertura do porta-malas.

Por dentro do Up

O interior do modelo foi um ponto prioritário no projeto, sobretudo em relação ao espaço interno oferecido aos ocupantes, que se destaca na categoria. Se o exterior do veículo nem sempre chamou a atenção, o mesmo não vale para o interior, que impressiona pelo uso de elementos retro e pelo ótimo acabamento.

Além de disponibilizar espaço interno suficiente para garantir o conforto de todos os ocupantes, o Up também conta com um porta-malas espaçoso, entregando capacidade para transportar 285 litros. Há modelos de categorias superiores que oferecem bem menos, e isso faz do Up um bom companheiro em viagens.

Motor e desempenho

Esse é definitivamente o atributo que mais chamou a atenção para o modelo desde o início da sua trajetória no país, por ter sido o primeiro veículo de entrada com um motor 1.0 turbo. Portanto, ele rapidamente ganhou popularidade entre o público jovem.

Na versão sem turbo, o motor 1.0 assegura satisfatórios 75/82 cv de potência, enquanto no modelo turbo ele empolga por oferecer 101/105 cv. Vale apontar que os números menores se referem ao desempenho quando abastecido com gasolina, e os maiores com etanol no tanque.

O consumo é similar entre as versões em trecho urbano, e a de motor TSI turbo garante um pouco mais de economia na estrada.

Em relação à manutenção, essa é uma das questões que mais impressionam, pois a diferença dos valores das revisões até os 60 mil quilômetros mal paga uma pizza. Isso torna a versão turbo do Volkswagen Up incrivelmente atrativa para o público.



Notícias recentes
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Saiba como funciona o motor de três cilindros!
Saiba como funciona o motor de três cilindros! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido