Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer!

Sentir o volante vibrando é uma situação que realmente atrapalha a experiência do motorista durante a condução do veículo. Muito além da sensação desconfortável, este tipo de trepidação ainda traz uma série de riscos no trânsito e mostra que algo no sistema interno não funciona adequadamente. Então, antes que a situação se agrave, é preciso identificar o problema e encontrar a melhor solução.


O mais importante, neste caso, é que o condutor tenha uma boa noção sobre o assunto para evitar forçar os componentes do veículo e observar os sinais apresentados pelo carro. Ficou curioso? Separamos no artigo a seguir quais são as principais causas do volante vibrando e as medidas que devem ser tomadas em cada situação.

Siga com a leitura!

Conheça as principais causas do volante vibrando

Guiar o seu veículo com essa condição é uma situação bastante incômoda, que tira toda a atenção do motorista. Afinal de contas, a partir da vibração inesperada, o volante puxa para diferentes lados ou trepida ininterruptamente, o que faz com que pareça estar fora de controle.

Mas, além dos riscos relacionados à segurança, é preciso compreender também o que causa este tipo de situação e identificar algo errado rapidamente. Normalmente, quando a vibração chega ao ponto de ser perceptível, existem falhas no sistema elétrico do carro que precisam ser avaliadas.

Veja as principais causas abaixo.

Problema na suspensão

Uma das questões mais comuns relacionadas ao volante vibrando envolve problemas na suspensão e alinhamento do carro. Na maioria das vezes, quando isso acontece, o motorista acredita erradamente que é o seu volante que está com defeito e não que isso possa ser sintoma de algo interno.

De modo geral, este tipo de vibração é mais comum em modelos antigos que exigem processos de manutenção com frequência. A segurança, neste caso, se transforma em outro ponto que precisa de atenção, já que a sensação de vibração tende a ser relacionada aos amortecedores, barras de direção, estabilizadoras ou pivôs.

Além das vibrações, todos esses componentes também podem causar acidentes. Imagine só um amortecedor sem gás ou óleo que deixa o pneu completamente dependente das molas? Seria um risco e tanto porque, ao passar por irregularidades na pista, a roda acaba se movimentando descontroladamente e impulsionada pela mola que faz o volante vibrar e tira toda confiança do condutor.

Pneus calibrados inadequadamente

Vale ficar atento também à calibragem adequada dos pneus como um ponto decisivo de alteração quando o volante vibra. Cada tipo de veículo apresenta o número adequado de calibragem tanto para o carro cheio de cargas, com muitos passageiros ou simplesmente vazio.

Por este motivo, colocar milhas em excesso na calibragem ou andar com o pneu vazio pode causar trepidações bastante incômodas. A recomendação, aqui, é sempre seguir as indicações da marca e cuidar da manutenção antes mesmo de notar algo errado.

Problemas no motor

Os casos de vibração ligados aos problemas no motor costumam ser mais complexos e, por isso, é preciso contar com a ajuda de profissionais especialistas em mecânica para desvendá-los. Uma indicação interessante é que se o volante vibra quando o carro está parado, existe a possibilidade do problema ser aliado ao propulsor que não recebe gasolina ou ar suficientemente.

No entanto, existe ainda a chance das falhas estarem nas velas, em problemas de conexão nos seus cabos ou algum outro defeito que necessite de reparo imediato. O modo mais comum de notar as vibrações de volante ligadas ao motor são nas acelerações constantes. Em casos mais graves, o carro todo acaba trepidando e a direção fica ainda mais instável.

Os quadrados mais simples acontecem em veículos com direção hidráulica. As vibrações são sentidas somente no volante porque a bomba de óleo responsável por alimentar o sistema passa a funcionar inadequadamente diante das falhas do motor.

Problema no freio

Agora, se o volante vibrando acontece quando o motorista freia, fica mais simples encontrar o problema. Na maioria dos casos, as vibrações do volante estão atreladas aos rotores e precisam ser identificadas antecipadamente porque se o motorista forçar os freios ao considerar não ser nada de mais, pode ter o superaquecimento dos freios e a quebra dos rotores após cederem.

Em uma situação como essa, as vibrações do volante acontecem por conta do empenamento do disco de freio. Em alguns casos mais raros, quando pedaços da pastilha de freio se soltam e causam desequilíbrio na intensidade da pressão do disco e aí vem a vibração. De acordo com o tipo de freio usado no modelo, é feito o passe ou até mesmo a troca de discos.

Problemas no eixo

O funcionamento perfeito do carro passa especialmente pelo eixo. Quando existe algum tipo de problema, certamente, sinais vão aparecer e um dos principais é o volante vibrando. Além da possibilidade de serem desgastados conforme o tempo de uso, esses componentes também sofrem danos em batidas ou colisões, mesmo que não pareçam de grande complexidade.

Observe os sinais do carro

Como na maioria das vezes os componentes envolvidos nos sinais do volante vibrando estão diretamente ligados aos pontos que garantem segurança no veículo, é muito importante procurar ajuda especializada o mais rápido possível.

Por mais que o motorista tenha um certo conhecimento sobre o assunto e identifique do que se trata, somente uma revisão mais detalhada poderá impedir que os danos se agravem. Vale destacar também a importância de observar os sinais do carro.

Cada movimento diferente sempre representa alguma falha de funcionamento no sistema interno. Mesmo que você não veja problemas mais graves inicialmente, além do incômodo do volante vibrando, procure uma oficina qualificada com experiência neste tipo de característica.

Assim, fica mais simples seguir as orientações do fabricante, garantir o uso de peças originais, identificar possíveis outros problemas que ainda estejam silenciosos na condução do carro e fazer um calendário de manutenções preventivas estrategicamente.

Agora você já conhece as principais causas do volante vibrando e como isso impacta no funcionamento do sistema interno do veículo de modo geral. Além disso, conhecer os sinais ao conduzir o carro permite agir rápido na busca por ajuda especializada que faz toda a diferença no quanto este problema pode impactar outros componentes e trazer até mesmo riscos de segurança.

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e compartilhe em suas redes sociais para que os seus amigos e seguidores também se preparem adequadamente.



Notícias recentes
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX!
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX! Saiba mais...
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido