Up! É o compacto com manutenção mais barata do Brasil

Aquele carro que cheira a novo é sonho de consumo para muita gente. Mas é sempre bom lembrar que, assim que o zero km sai da concessionária, uma lista de obrigações e despesas pega carona com ele: além de seguro obrigatório e do IPVA, é preciso fazer revisões para não perder a garantia, e isso implica em usar peças originais no caso de alguma avaria.

Volkswagen Up

A Uol Carros fez o levantamento do custo médio de manutenção dos hatches compactos vendidos no mercado. Elaboraram uma cesta de peças com 13 itens: a cesta de peças inclui filtro de combustível; filtro de óleo; jogo de amortecedores (dois dianteiros e dois traseiros); pastilhas dos freios dianteiros; para-choque dianteiro; para-choque traseiro; jogo de velas; filtro de ar do motor; correia dentada ou corrente; kit do retrovisor externo; conjunto do farol; conjunto da lanterna e conjunto do limpador do para-brisa. e colocaram na conta o valor das revisões obrigatórias até 60.000 km (média de 3 anos de uso) para você ter uma ideia do quanto gastará com o sonhado carro novo. 

Nesse levantamento feito pela Uol Carros, foi criado um Top 10:

1º - Volkswagen up!

2º - Nissan March

3º - Volkswagen Gol

4º - Toyota Etios

5º Hyundai HB20

6º - Volkswagen Fox

7º - Fiat Uno

8º - Renault Sandero

9º - Ford Ka

10º - Fiat Palio

Dentro do top 10 podemos encontrar a predominância da Volkswagen, contando com 3 carros da sua linha.

Volkswagen Gol
1º - Volkswagen up!
O subcompacto esbanja modernidade na plataforma e na mecânica e por isso garantiu o ouro. Nada assusta muito no pós-venda do carrinho: revisões até 60.000 km ficam abaixo de R$ 2.600 e as peças têm preços justos. Um jogo de amortecedores, por exemplo, sai por R$ 577,56. Só as pastilhas de freio dianteiras (R$ 343,40) e o para-choque frontal (R$ 745) fogem um pouco do tom. A melhor notícia é que o up! TSI cobra só R$ 470 a mais neste custo total de peças e revisões, mas entrega muito mais diversão.

Up! 1.0 MPI
+ Cesta de peças: R$ 3.825,04
+ Revisões até 60 mil: 2.596,14
Total: R$ 6.421,18

Up! 1.0 TSI
+ Peças: R$ 4.196,50
+ Revisões: R$ 2.694,98
Total: R$ 6.891,48 

Volkswagen Fox
3º - Volkswagen Gol
Com o mesmo motor de três cilindros do up!, o Gol goza de componentes em conta: os quatro amortecedores saem por R$ 508,41, enquanto as pastilhas de freio (R$ 263,17) e o conjunto do retrovisor externos (R$ 268,35) são mais baratos que os do up! aspirado. As revisões até 60 mil km têm quase o mesmo valor, só que peças como para-choques (R$ 838,56 e R$ 873,63) e farol (R$ 505,94) são mais caras. O Gol 1.6 fica atrás justamente pelas revisões, que custam R$ 2.752. As peças saem basicamente pelo mesmo valor, com exceção do filtro de ar, vendido por R$ 40,58, contra R$ 23,79 do 1.0; e da correia dentada (R$ 89,69), quase a metade.

Gol 1.0
+ Peças: R$ 4.060
+ Revisões: 2.591,58
Total: R$ 6.651,48

Gol 1.6
+ Peças: R$ 3.966,20
+ Revisões: 2.752,00
Total: R$ 6.718,20


6º - Volkswagen Fox
O Fox com motor tricilíndrico só não é mais barato de manter do que os outros VW já citados por conta de detalhes... espantosos: o maior vilão é o para-choque traseiro, que custa R$ 1.163,03. O jogo de amortecedores também é mais caro que os dos companheiros de vitrine: R$ 661,56. O 1.6 carrega componentes que custam praticamente o mesmo que os das versões 1.0 (a correia dentada, porém, é 50% mais barata). Contudo, as revisões programadas saem por quase R$ 220 a mais. Já as do CrossFox com o eficiente 1.6 16V MSI de 120 cv ficam só R$ 120 mais salgadas que as do 1.6 de 104 cv.

Fox 1.0
+ Peças: R$ 4.766,86
+ Revisões: 2.591,58
Total: R$ 7.358,44

Fox 1.6
+ Peças: R$ 4.671,80
+ Revisões: 2.806,26
Total: R$ 7.478,06

CrossFox 1.6 16V
+ Peças: R$ 4.869,98
+ Revisões: R$ 2.906,72
Total: R$ 7.776,70

Saiba Mais sobre o mundo do automóvel: http://www.grupoab.com.br/blog/

Conheça Grupo AB: http://www.grupoab.com.br/

Notícias recentes
Para que serve o óleo da direção hidráulica e quando trocá-lo? Para que serve o óleo da direção hidráulica e quando trocá-lo? Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Busca


Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido