Tipos de motor de carro: entenda mais sobre o assunto!

Os tipos de motorização de carro devem ser levados em consideração no momento de escolher o automóvel. Isso porque o motor é um dos itens mais importantes e garante que você tenha uma boa experiência ao dirigir.


Para escolher o carro com a alternativa ideal, é preciso avaliar suas necessidades. Existem ótimas opções para quem anda no meio urbano, em rodovias ou que precisa circular em estradas de terra. 

Continue a leitura e conheça os principais tipos de motor de carro!

Motor de combustão interna ou quatro tempos 

Nos motores de combustão interna, ou de quatro tempos, acontecem reações químicas dentro de seus cilindros.

Como o próprio nome sugere, há quatro etapas distintas: a admissão, a compressão, a explosão e a expansão. Na admissão acontece a mistura de ar e combustível, na compreensão o pistão sobe e comprime a mistura presente no cilindro. Já na explosão, terceira etapa, a pressão e temperatura geram essa condição ou com o gatilho da vela e, na expansão, quarta etapa, o pistão desce e volta para a sua posição inicial. 

Para funcionarem, é necessário um conjunto de peças mecânicas e elétricas capazes de realizar a queima da mistura de ar e combustível. Vale dizer que todo esse processo ocorre em cilindros fechados. 

Motor de acordo com os cilindros 

O motor pode ser classificado conforme os cilindros, já que podem ser agrupados de diferentes formas. O motor em V, por exemplo, os cilindros estão posicionados no formato dessa letra, com um ângulo mais agudo. O motor em linha é conhecido como “vertical”, os cilindros estão inseridos em linha reta. É muito comum encontrá-los em carros pequenos, tendo em vista que ocupa pequeno espaço.

No motor em W, a disposição dos cilindros é semelhante à do V. Mas, acontece de forma duplicada. O desempenho e a potência dos veículos são elevados e os carros com esse tipo de motor são mais caros, especialmente pelo valor da montagem. Ainda é válido ressaltar a respeito do motor boxer, presente nos carros esportivos. Nele, os cilindros se encontram na horizontal ou "deitados". 

Motor rotativo 

Você acredita ser possível um motor funcionar sem pistões, bielas, bloco, cabeçote, comando de válvulas? Se sua resposta foi não, saiba que há uma opção, sim, aos motores tradicionais e que pode entregar excelentes resultados: o motor rotativo! Ele possui propulsor compacto, giro elevado e um modo de funcionamento inovador, mesmo que fabricado há mais de 50 anos...

Também é chamado de motor de ciclo Wankel (uma homenagem clara ao seu criador, o alemão Felix Wankel) e funciona em quatro tempos: admissão, compressão, explosão e escape. Diferentemente dos motores tradicionais, que precisam de duas voltas no virabrequim para completar o processo, no rotativo, basta uma. Interessante, não?

É um motor bem compacto, com aproximadamente 30 peças de maior porte, virabrequim central e poucas peças móveis. Sabem aonde está seu segredo? Na vedação dos rotores, que precisam estar sempre em dia para gerar compressão.

Motor conforme o volume 

Os motores podem ser classificados por seu volume. Sendo que o motor 1.0 consiste em opção para andar apenas na cidade, é um dos mais comuns e mais baratos do mercado. Já a opção 1.4 entrega maior potência, mas não é uma boa escolha para quem precisa realizar viagens em estradas. 

O motor 1.6 apresenta um bom desempenho nas rodovias e é uma boa alternativa para quem gosta de realizar viagens. O motor 1.8 é recomendado para os motoristas que precisam realizar viagens mais longas e é um dos mais caros. O motor 2.0 é o um dos mais potentes e representa opção interessante para quem trabalha viajando. Pelo que percebeu, quão maior a cilindrada, maior a potência e torque do motor, com proporcional consumo de combustível.

Portanto, existem diversos tipos de motor de carro. Cada opção apresenta uma característica. Assim, ao comprar um veículo é preciso levar em consideração seu motor, para que o veículo consiga satisfazer suas necessidades. E, é claro, não podemos esquecer dos motores turbo e de seu downsizing, que é a prática adotada na implementação deste em motores de menor cilindrada, extraindo assim, o máximo de rendimento e economia!

Gostou do conteúdo? Então aproveite e deixe um comentário para sabermos o que achou do assunto e se ficou alguma dúvida!



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