Saiba como funciona o seguro de moto e o que encarece esse serviço



Ter um seguro de moto é uma maneira eficiente de dar mais tranquilidade ao motociclista em casos de imprevistos, roubos ou acidentes, porém uma das principais dificuldades na hora de escolher a melhor opção está nos altos valores cobrados pelo mercado.

Existem vários fatores que influenciam para o custo de seguro de moto ser mais caro comparado às coberturas de outros bens, sendo necessário pesquisar bastante antes, para escolher a melhor opção.


Neste artigo, vamos falar sobre o tema e mostrar algumas dicas que podem ser úteis antes de fechar negócios. Continue e leitura e acompanhe!

A importância de contratar o seguro de moto

Motos são veículos bem mais frágeis que carros, caminhões e outros tipos, por isso seus condutores estão proporcionalmente expostos a muito mais riscos e perigos cotidianamente.


Nesse contexto, fazer um seguro de moto garante que o motociclista tenha mais tranquilidade para circular com garantias contra roubo, incêndio, colisão, furto, danos a terceiros, assistências 24 horas etc.


Fatores que influenciam no valor do seguro de moto

Entre os pontos que influenciam na hora de definir o valor do seguro da moto estão:


  • marca e modelo da moto: quanto mais cara e atual for a moto, maior será o valor do seguro;

  • cilindrada da moto: a cilindrada pode ser usada como um fator com poder de influência na cotação — sendo assim, motos mais potentes ou esportivas tendem a apresentar apólices mais caras, em contrapartida às motos do estilo custom que, por geralmente serem usadas para passeios em baixa velocidade, apresentam apólices mais baratas;

  • perfil do condutor: condutores mais jovens tendem a estar mais expostos a riscos, por isso o valor do seguro é maior para essa faixa etária, mas além da idade também são levados em consideração fatores como tempo de carteira de habilitação, histórico do condutor, entre outros;

  • local em que a moto vai ser guardada: quanto mais a moto ficar exposta a riscos, maiores são as chances de prejuízos, o que acaba encarecendo o valor do seguro.

Formas de tornar o seguro de moto mais barato

Instale um localizador

O localizador diminui o valor do seguro, pois ajuda a encontrar o veículo com mais facilidade caso furtos ou roubos venham a acontecer. Existem rastreadores que podem ser acompanhados por dispositivos móveis, como aparelhos celulares e tablets, o que facilita muito o acompanhamento do veículo no cotidiano. 


Além de saber a localização da moto, o dispositivo também pode ser capaz de enviar avisos e alertas de movimentos, começar o rastreamento e, até mesmo, travar o funcionamento da moto, caso seja necessário.


Use alarme com sensor de presença

O alarme também é uma forma de inibir assaltos, o que contribui para a diminuição dos riscos e, consequentemente, o valor do seguro. A versão com sensor de presença pode ser ativada sempre que necessário, sendo possível acioná-la por um controle que emite um sinal capaz de soar um alarme quando atitudes suspeitas forem identificadas, conforme os padrões de uso do aparelho.


Guarde a moto em um local seguro

Guardar a moto em uma garagem segura ou estacionamento fechado é outro meio de diminuir o valor do seguro. Como o CEP é um dos pontos analisados para definição do valor, os índices de violência da região também podem influenciar nos valores pagos pelo condutor.

Quando precisar deixar sua moto sozinha, procure sempre estacioná-la em um local protegido, como em estacionamentos ou garagens.


Pesquise várias seguradoras

Antes de escolher a seguradora o ideal é realizar uma pesquisa de mercado e comparar os preços oferecidos, assim como suas vantagens e coberturas. Quanto mais informação o motociclista tiver, maior será seu poder de negociação, por isso é indicado ficar atento.

O ideal é fazer um estudo das opções do mercado e também pedir indicações para amigos e familiares que já tenham adquirido serviços semelhantes.

Viu como dá para conseguir negociar o valor do seguro de moto? O importante é entender que não vale a pena ficar sem, uma vez que não é tão difícil assim passar por situações que demandem esse tipo de cobertura e proteção do seu bem.


Gostou das dicas? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades do mercado e nossas!




Notícias recentes
Cambagem de pneus: o que é, para que serve e os tipos!
Cambagem de pneus: o que é, para que serve e os tipos! Saiba mais...
Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer!
Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer! Saiba mais...
Veja dicas de como limpar o estofado do carro!
Veja dicas de como limpar o estofado do carro! Saiba mais...
Carros para aplicativos: conheça as exigências e como escolher um!
Carros para aplicativos: conheça as exigências e como escolher um! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido