Saiba como funciona o seguro de moto e o que encarece esse serviço



Ter um seguro de moto é uma maneira eficiente de dar mais tranquilidade ao motociclista em casos de imprevistos, roubos ou acidentes, porém uma das principais dificuldades na hora de escolher a melhor opção está nos altos valores cobrados pelo mercado.

Existem vários fatores que influenciam para o custo de seguro de moto ser mais caro comparado às coberturas de outros bens, sendo necessário pesquisar bastante antes, para escolher a melhor opção.


Neste artigo, vamos falar sobre o tema e mostrar algumas dicas que podem ser úteis antes de fechar negócios. Continue e leitura e acompanhe!

A importância de contratar o seguro de moto

Motos são veículos bem mais frágeis que carros, caminhões e outros tipos, por isso seus condutores estão proporcionalmente expostos a muito mais riscos e perigos cotidianamente.


Nesse contexto, fazer um seguro de moto garante que o motociclista tenha mais tranquilidade para circular com garantias contra roubo, incêndio, colisão, furto, danos a terceiros, assistências 24 horas etc.


Fatores que influenciam no valor do seguro de moto

Entre os pontos que influenciam na hora de definir o valor do seguro da moto estão:


  • marca e modelo da moto: quanto mais cara e atual for a moto, maior será o valor do seguro;

  • cilindrada da moto: a cilindrada pode ser usada como um fator com poder de influência na cotação — sendo assim, motos mais potentes ou esportivas tendem a apresentar apólices mais caras, em contrapartida às motos do estilo custom que, por geralmente serem usadas para passeios em baixa velocidade, apresentam apólices mais baratas;

  • perfil do condutor: condutores mais jovens tendem a estar mais expostos a riscos, por isso o valor do seguro é maior para essa faixa etária, mas além da idade também são levados em consideração fatores como tempo de carteira de habilitação, histórico do condutor, entre outros;

  • local em que a moto vai ser guardada: quanto mais a moto ficar exposta a riscos, maiores são as chances de prejuízos, o que acaba encarecendo o valor do seguro.

Formas de tornar o seguro de moto mais barato

Instale um localizador

O localizador diminui o valor do seguro, pois ajuda a encontrar o veículo com mais facilidade caso furtos ou roubos venham a acontecer. Existem rastreadores que podem ser acompanhados por dispositivos móveis, como aparelhos celulares e tablets, o que facilita muito o acompanhamento do veículo no cotidiano. 


Além de saber a localização da moto, o dispositivo também pode ser capaz de enviar avisos e alertas de movimentos, começar o rastreamento e, até mesmo, travar o funcionamento da moto, caso seja necessário.


Use alarme com sensor de presença

O alarme também é uma forma de inibir assaltos, o que contribui para a diminuição dos riscos e, consequentemente, o valor do seguro. A versão com sensor de presença pode ser ativada sempre que necessário, sendo possível acioná-la por um controle que emite um sinal capaz de soar um alarme quando atitudes suspeitas forem identificadas, conforme os padrões de uso do aparelho.


Guarde a moto em um local seguro

Guardar a moto em uma garagem segura ou estacionamento fechado é outro meio de diminuir o valor do seguro. Como o CEP é um dos pontos analisados para definição do valor, os índices de violência da região também podem influenciar nos valores pagos pelo condutor.

Quando precisar deixar sua moto sozinha, procure sempre estacioná-la em um local protegido, como em estacionamentos ou garagens.


Pesquise várias seguradoras

Antes de escolher a seguradora o ideal é realizar uma pesquisa de mercado e comparar os preços oferecidos, assim como suas vantagens e coberturas. Quanto mais informação o motociclista tiver, maior será seu poder de negociação, por isso é indicado ficar atento.

O ideal é fazer um estudo das opções do mercado e também pedir indicações para amigos e familiares que já tenham adquirido serviços semelhantes.

Viu como dá para conseguir negociar o valor do seguro de moto? O importante é entender que não vale a pena ficar sem, uma vez que não é tão difícil assim passar por situações que demandem esse tipo de cobertura e proteção do seu bem.


Gostou das dicas? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades do mercado e nossas!




Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido