Golf brasileiro conquista nota máxima em Crash Test

Hatch médio nacional manteve a boa avaliação do modelo mexicano, avaliado em 2014

O Volkswagen Golf entrou para a lista de carros fabricados no Brasil que oferecem segurança máxima a todos os passageiros e é o primeiro carro vendido por aqui a conquistar o selo Advanced Awards, que reconhece modelos com tecnologias de prevenção de acidentes. O modelo conquistou cinco estrelas na proteção a adultos e outros cinco na segurança de crianças, segundo o Latin NCAP. Assim, o Golf nacional manteve a boa avaliação da versão mexicana, que era vendida anteriormente no país, avaliada em outubro de 2014.

Outra novidade desta bateria de testes é que pela primeira vez o órgão simulou testes de colisão lateral contra postes, o tipo de acidente mais grave avaliado em crash test. O modelo testado era equipado com sete airbags (dois dianteiros, dois laterais, dois de cortina e um para o joelho do motorista).

O relatório do crash test aponta que a segurança a adultos conquistou 33,30 dos 34 pontos máximos, enquanto a de crianças ficou com 43,52 dos 49 possíveis. "Se vê claramente como o airbag frontal consegue conter e dar proteção ao pescoço e cabeça do motorista. A estrutura do veículo praticamente não se deformou", afirma o órgão.

Na simulação de colisão dianteira, os testes mostraram que o motorista teve boa proteção em todas as partes do corpo, exceto o tronco, com segurança considerada "adequada". Já o passageiro ficou bem protegido em todo o corpo. A escala varia entre "boa", "adequada", "marginal", "fraca" e "pobre".

Nos testes de colisão lateral, mais rígidos, o motorista teve segurança máxima. Porém, na prova que simula uma colisão lateral contra um poste, a mais grave entre estas, apenas cabeça e quadril do motorista foram bem protegidas, enquanto o abdomem teve proteção "adequada" e o tronco, apenas "marginal". Isso não significa, porém, um resultado negativo. "O airbag de cortina protege o pescoço, a cabeça e o peito de forma completa no impacto de poste. Já a estrutura consegue evitar penetração maior, dando boa proteção para cabeça e pescoço, as partes do corpo mais críticas nesse caso", afirma o relatório.

O controle eletrônico de estabilidade também foi bem avaliado pelo Latin NCAP. Já o selo Advanced Award, que pretende destacar os veículos com sistemas que evitam acidentes e protegem os pedestres, foi concedido ao Golf porque ele oferece como opcional o sistema de frenagem autônoma de emergência. Conhecido como AEB (Autonomous Emergency Braking), o sistema é oferecido apenas a partir da versão 1.0 Highline (R$ 101.960), por adicionais R$ 6.354.

Metodologia

O Latin NCAP realiza os crash tests de veículos cedidos por montadoras ou adquiridos a partir do patrocínio de instituições que apoiam o programa. A colisão frontal, por exemplo, é realizada a 64 km/h contra uma barreira deformável descentralizada, que atinge 40% da parte dianteira do veículo. Após o impacto, sensores medem os efeitos do choque sobre os manequins de tamanho adulto (que ocupam os bancos dianteiros) e outros dois que simulam a presença de uma criança de três anos e outra de um ano e seis meses nos assentos traseiros.

Em 2014, o Latin NCAP aumentou a exigência de avaliação para os ocupantes crianças. Agora, é utilizada uma nova tecnologia de dummie infantil para representar crianças de três anos e de 18 meses. Além disso, o programa agora também leva em consideração a facilidade de instalação dos equipamentos de retenção infantil. Para o órgão, a adoção dos sistemas de ancoragem isofix é peça-chave para reduzir a probabilidade de uma instalação incorreta e, geralmente, melhora o desempenho dinâmico do veículos.

Você não precisa esperar muito para poder conhecer seu novo Volkswagen. Visite uma das nossas lojas AB Abolição

Saiba Mais sobre o mundo do automóvel:

http://www.grupoab.com.br/blog/

Conheça Grupo AB:

http://www.grupoab.com.br/

Fonte: Revista Autoesporte

Notícias recentes
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX!
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX! Saiba mais...
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido