Quais os benefícios dos carros compactos?

Preços acessíveis, economia de combustível e versatilidade nos principais centros urbanos formam o combo responsável por tornar o carro compacto o grande queridinho do Brasil. E as vantagens não param por aí: o custo de manutenção desse tipo de veículo geralmente é reduzido, e a contratação do seguro costuma sair mais em conta.


Apesar das dimensões reduzidas, os carros compactos atendem muito bem famílias pequenas e pessoas solteiras que precisam do automóvel apenas para se locomover na cidade. É por isso que, com frequência, a categoria é escolhida por quem compra um veículo pela primeira vez e não pretende fazer investimentos altos.

Ao longo do post a seguir, separamos alguns dos inúmeros e relevantes benefícios que esses “pequenos” automóveis são capazes de oferecer ao consumidor. Confira!

Economia em todos os sentidos

Em tempos de vacas magras, a escolha de um veículo que cumpra o seu papel básico sem pesar no bolso tende a valer muito a pena. Afinal de contas, sabemos que as despesas de um automóvel vão muito além do seu valor na concessionária.

Em relação aos custos com documentação, seguro, manutenção e combustível, os compactos têm o seu lugar. Em geral, eles consistem em veículos de entrada e, portanto, são planejados justamente para atender o público que preza por economia.

Colocando na balança os custos médios de compra e uso (preço, revisão, seguro, impostos, consumo, entre outros), o Volkswagen Up! 1.0 é um dos carros mais acessíveis do país, segundo avaliação da Revista Quatro Rodas, seguido por outros dois compactos — o Fiat Mobi Easy 1.0 e o Toyota Etios X 1.3.

Pequenos só por fora

Apesar de relativamente pequenos, os compactos não são os menores veículos do mercado. Muita gente não sabe, mas existem categorias para automóveis de tamanho ainda inferior — os chamados minicarros e micro compactos —, que surgiram focados nas necessidades de grandes metrópoles que já lidam com graves problemas de congestionamento.

Os compactos, entretanto, entregam um espaço interno surpreendente, sobretudo considerando seu aparente tamanho reduzido. O Renault Sandero, o Chevrolet Onix e o Ford Focus, por exemplo, são modelos que se destacam nesse quesito, pois garantem um espaço confortável para os ocupantes e um porta-malas muito bem aproveitado para um veículo da categoria.

Potência escondida

O visual modesto de vários automóveis, não raramente, esconde grandes motores debaixo do capô. As motorizações tradicionais 1.4, 1.6 e 1.8 já apresentavam um desempenho considerável em muitos veículos, mas os novos motores 1.0 turbo chegaram para acabar de vez com a fama de “fracotes” dos carros compactos.

Hoje em dia, os carros turbo são sinônimos de eficiência, pois têm capacidade de oferecer um ótimo desempenho consumindo pouco combustível. O Volkswagen Up! é uma das grandes referências entre eles, figurando como o carro turbo mais barato e econômico do país nos últimos anos, com uma economia que pode chegar aos 16,1 km por litro.

Facilidade de estacionar e manobrar

Já que os compactos possuem um tamanho menor, são muito mais fáceis de estacionar, dirigir e manobrar.

Essa é uma característica importante, em especial, para quem vive em grandes cidades. Afinal de contas, eles se adaptam perfeitamente a pequenas vagas e se dão bem mesmo em meio a um intenso fluxo de automóveis nas ruas. É por isso que representam uma opção ideal para motoristas de primeira viagem.

Os mais queridos do Brasil

Não é difícil entender por que a categoria lidera a lista das que mais fazem sucesso no Brasil. Entre todas as vantagens, a acessibilidade é aquela que torna o carro compacto o grande recordista de venda no país — e em 2020, o resultado não poderia ser diferente.

A seguir, separamos os compactos mais comercializados em território nacional, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) referentes ao mês de outubro de 2020.

Chevrolet Onix

O Onix é o carro mais vendido do Brasil há cinco anos consecutivos. Impressionante, verdade? Ele prova, de uma vez por todas, que os compactos dominam o mercado atual. O modelo pode ser encontrado nas versões 1.0 aspirado e 1.0 turbo, ambos com motores de três cilindros.

Sua versão 2020 chama atenção pela central multimídia My Link com internet 4G e o carregador de celular por indução. Além disso, os opcionais incluem assistente de estacionamento automático e sensores de ponto cego.

Hyundai HB20

Atrás do Onix aparece outro compacto, o Hyundai HB20, que também é figura repetida no ranking dos mais vendidos. Atualmente, ocupa a segunda colocação na lista de carros mais comercializados do país. Sua versão 2020 chegou com um tamanho um pouco maior, garantindo acréscimo de conforto a motoristas e passageiros.

O HB20 é o único da categoria a entregar frenagem automática de emergência, além de trazer itens interessantes como volante multifuncional, rádio com Bluetooth e direção hidráulica.

Fiat Argo Trekking

O Argo Trekking desembarcou no mercado em 2020 com incríveis diferenciais, buscando se sobressair diante dos concorrentes. Ele ganhou um visual mais robusto e teve a suspensão elevada, atingindo o maior patamar da categoria.

Computador de bordo com tela TFT de 3,5 polegadas, faróis de neblina, rodas de liga leve e central multimídia com tela sensível ao toque são os acessórios que mais chamam atenção. Já sua motorização é 1.8 flex de 139 cv, com transmissão automática de seis velocidades.

Volkswagen Polo GTS

O modelo da fabricante alemã pode até não ter vendas tão expressivas quanto os outros carros desta lista, mas também está entre os preferidos dos brasileiros. O Polo GTS é equipado com motor 1.4 TSI, câmbio automático de seis marchas e, de quebra, traz equipamentos como piloto automático, painel de instrumentos Active Info Display e controles de tração.

Se gosta de carros esportivos, o GTS tem tudo para ser a melhor opção para você. Isso porque diversos itens do modelo, como o para-choque e os bancos, seguem uma linha esportiva.

Renault Kwid Life

Completando nosso ranking chega o Renault Kwid, que apesar de ter aterrissado no mercado automobilístico brasileiro há poucos anos, sempre marca presença entre os mais vendidos. Graças à sua suspensão elevada e às caixas de roda grandes, esse carro compacto parece maior do que realmente é.

O Kwid conta com motor 1.0 SCe de três cilindros e, entre os equipamentos de destaque, estão os airbags laterais — ele é o único da categoria que disponibiliza o item.

Não é nenhuma surpresa que o carro compacto seja tão procurado, tanto no mercado de veículos novos quanto no de seminovos ou usados. Com um grande leque de marcas e tipos disponíveis, esses modelos consistem em escolhas certeiras para quem precisa de um automóvel funcional para o dia a dia e não quer abrir mão de praticidade e economia.

Agora que conferiu os benefícios do carro compacto, que tal entrar em contato com o Grupo AB e adquirir logo o seu? Aproveite a visita ao blog, acesse a nossa página e saiba como podemos ajudar você!





Notícias recentes
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido