Veja a evolução do Volkswagen Passat ao longo do tempo!


Alguns carros marcam época e se tornam verdadeiros clássicos, mantendo-se firmes no mercado e atualizando e renovando a geração de proprietários e fãs. É o caso do Volkswagen Passat, que é comercializado no Brasil desde os anos 70 e, apesar de ter passado por interrupções ao longo de sua história, continua na linha de produção da montadora.


Se, quando foi lançado, o Passat já era considerado um modelo sofisticado para os padrões da época, nas últimas três décadas, a Volkswagen foi generosa e fez com que o modelo recebesse os itens tecnológicos mais avançados, colocando-o entre os sedãs de luxo da marca.

Quer saber mais sobre a história do Volkswagen Passat? Continue a leitura e confira em detalhes a trajetória desse clássico ao longo do tempo!

O começo de tudo

O projeto original do modelo não era da Volkswagen, tampouco teve início nos anos 70. O Passat foi formulado no final dos anos 60, pela montadora alemã NSU (Neckarsulm Strickmaschinen Union) que, na época, foi adquirida pela Volkswagen, e esta decidiu assumir o projeto.

O K70, como era chamado, representou o início dos motores com tração dianteira e refrigerados a água, uma novidade nos modelos da Volkswagen. Apesar da evolução que isso significava, as vendas não decolaram, e a marca teve que aperfeiçoar seu projeto de sedã médio para que pudesse competir no mercado.

O upgrade veio com a ajuda da Audi, que já estava incorporada à Volkswagen, e vinha produzindo o bem-sucedido três volumes Audi A80. A missão foi incumbida ao designer Giorgio Giugiaro que, a partir de uma modificação no Audi A80, deveria criar um modelo que pudesse ser produzido com a mesma plataforma.

A principal alteração feita recaiu sobre a traseira do Audi A80, transformando-o em um fastback. E foi dessa forma e sob o nome que conhecemos que o Volkswagen Passat ingressou no mercado alemão em 1973. Seu nome, assim como outros da marca, a exemplo do Bora e do Santana, foi inspirado em um vento que sopra no continente europeu, no caso, de leste para oeste.

O motivo de adotar esses nomes é passar a ideia de velocidade, de movimento, o que combina bastante com os veículos.

O Volkswagen Passat no Brasil

O modelo chegou ao Brasil em junho de 1974, apenas um ano após seu lançamento na Alemanha, o que era bastante incomum na época. Até os dias atuais, há um leve atraso entre os lançamentos em países de outros continentes e no Brasil, e até mesmo em relação a outros países da América Latina. Esse cenário, porém, tem se transformado em razão de o público brasileiro estar cada vez mais exigente.

Em sua chegada ao mercado brasileiro, o Volkswagen contava apenas com duas versões, a Luxo (L) e a Super Luxo (LX), ambas com motores refrigerados a água e com apenas duas portas. Na verdade, a popularização dos modelos 4 portas só aconteceu nos anos 90, pois antes disso eram considerados veículos de taxistas — uma ideia bastante equivocada, diga-se de passagem.

A estrutura era em monobloco, algo que, até então, só existia na Kombi — outro clássico da marca. A motorização 1.5 com câmbio manual proporcionava 65 cv de potência e era a única disponível para o modelo, o que, para a época, era bastante razoável.

No final de 1974, o país recebeu a versão 4 portas já como modelo 1975 que, embora significasse mais opções para o consumidor, não obteve sucesso nas vendas, por razões já mencionadas. Mas isso fez com que o modelo se tornasse raro e bastante procurado por colecionadores de veículos antigos. O mesmo aconteceu com o Fusca 4 portas, também conhecido como "Zé do Caixão". Em 1975 o Volkswagen Passat foi eleito o carro do ano pela revista Autoesporte.

As novidades de 1976

O ano de 1976 pode ser considerado um marco na história do Passat, que ganhou a versão TS (Touring Sport). O modelo com proposta esportiva era equipado com um motor de 1.6 cilindradas e 80 cv de potência, um acréscimo considerável em relação à versão inicial do modelo.

O Passat TS também contava com um carburador solex duplo alemão, permitindo melhor eficiência na mistura de ar e combustível que chegava à câmara de combustão do motor, essencial para o desempenho esportivo.

Na dianteira, o visual teve o acréscimo de mais dois faróis, além de um faixa preta que cortava as laterais pouco abaixo da altura das maçanetas — uma modificação simples, mas que aumentava o espírito esportivo do modelo.

No interior, o painel era bastante distinto de tudo o que havia disponível até então, com voltímetro no console, relógio e manômetro de óleo. O conta-giros no painel foi outra novidade muito bem recebida no momento. Junto ao volante esportivo, fez com que o Volkswagen Passat se tornasse o sonho de consumo dos jovens da época, e ajudou a aposentar o clássico SP-2.

Os anos seguintes também incrementaram novidades no Passat, que voltou a ser eleito o "carro do ano" pela revista Autoesporte, em 1980.

O Volkswagen Passat na contemporaneidade

Em dezembro de 1988, a Volkswagen suspendeu a produção e a comercialização do Passat no Brasil, que voltou o ao país em sua 5ª geração no final dos anos 90.

Atualmente o Passat é comercializado no Brasil em duas versões, a Highline e a Comfortline, com um design imponente de linhas e acabamentos luxuosos, que honram a história do modelo.

Sob o capô, motorização 2.0 TSI que rende 220 cv de potência, capaz de levar o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundo, de acordo com os dados da montadora. Um número impressionante para um sedã do seu porte. A velocidade máxima chega aos 246 km/h.

O sucesso comercial do Volkswagen Passat mostra que ele ainda é bastante desejado e necessário no mercado, tanto que voltou a ser eleito o "carro do ano" em 2015. O modelo entrega muito mais do que seu valor comercial, pois dá continuidade a uma história vitoriosa e oferece itens de tecnologia avançada, cuidadosamente inserida no veículo.

Agora que você sabe mais sobre o Volkswagen Passat, entre em contato conosco e conheça esse modelo que tem tudo para garantir um espaço na sua garagem!



Notícias recentes
Nissan March
Nissan March Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido