Novo Volkswagen Golf: O que estão dizendo por aí

Saiba o que a imprensa internacional achou da reestilização do hatch que já está chegando ao mercado europeu


A sétima geração do Volkswagen Golf chegou ao mercado brasileiro em 2013 e, em poucos meses, se tornou a referência em tecnologia para a categoria. Em 2013, inclusive, foi eleito o Carro do Ano 2014, prêmio concedido por Autoesporte. De lá para cá, no entanto, o segmento de hatches médios minguou, o Golf foi nacionalizado, passou por mudanças mecânicas e até ganhou novas opções de motores, no caso 1.6 MSI e 1.0 TSI.

O hatch da Volkswagen, no entanto, acaba de ser renovado na Europa e as mudanças foram tão significativas que por lá ele começou a ser chamado de Golf 7,5. Veja aqui um pouco do que as publicações pelo mundo estão dizendo após o primeiro contato com ele.

Pouca mudança no visual

Por fora, pode não parecer uma reestilização profunda. Na dianteira, mudaram a grade dianteira, os faróis de led e há mais vincos na carroceria. 

"Você tem que olhar bem para detectar o que mudou no Golf. Embora haja algumas mudanças significativas do ponto de vista mecânico, seu estilo segue praticamente inalterado. Os consumidors acostumados com o modelo lançado em 2013 podem notar o para-choque dianteiro redesenhado, que dá um estilo mais sutil para os dutos de ar, enquanto os faróis de e luzes diurnas agora são de LED diurnas, bem como as lanternas traseira", diz a Autocar.


Desempenho

A versão do modelo continua a ser equipado com o motor 1.0 TSI, mas a grande novidade está debaixo do capô das versões mais completas. Nelas, sai o aclamado 1.4 TSI e entra o novo 1.5 TSI Evo, que usa o turbo e a injeção direta, mas também conta com sistema que gerencia e controla a atuação dos cilindros para otimizar o trabalho do motor.

Esse novo quatro cilindros a gasolina passa a entregar 150 cv e 25,5 kgfm e foi bem recebido pela imprensa estrangeira. "O novo motor de 1,5 litros representa um investimento colossal para o Grupo VW - e parece valer a pena cada centavo, porque é notavelmente eficaz", afirma a Autoexpress.

Para a equipe do What Car?, o carro ainda fica devendo em relação a algumas características dos concorrentes. "Na estrada, fica claro que o Golf não tem dirigibilidade tão acertada quanto o Ford Focus e não tem o mesmo nível de controle da carroceria quanto o Audi A3. Mas na medida em que a velocidade aumenta, a direção atinge um bom peso e entrega uma resposta bem precisa".


Mais segurança

O novo Golf conta com novos sistemas de segurança, como uma evolução do controle de velocidade adaptativo já presentes em modelos da Audi. Chamado de Traffic Jam Assist, o sistema usado durante o trânsito não apenas monitora a velocidade do carro da frente e do próprio veículo, como também freia e acelera sozinho, de acordo com o fluxo da via.

Muito mais tecnologia

Além do motor, o interior do carro também ganhou melhoriais importantes. O painel de instrumentos passa a ser digital, assim como o virtual cockpit presente nos modelos da Audi. Além disso, todas as versões passam a vir equipadas com uma central multimídia acessada por uma tela de oito polegadas colorida e sensível ao toque, e não mais de seis polegadas.

O sistema continua a ser compatível com Apple Car Play, Android Auto e MirrorLink, mas há atualizações. Já nas versões mais caras, o Golf contará com sistema Discovery Pro, que também passou por melhoriais. A tela de 9,2 polegadas agora possui uma resolução de 1280x640 pixels. Mas o mais bacana é que o sistema pode ser controlado por gestos. 

"As maiores mudanças estão nos displays e interfaces de controle, com telas sensíveis ao toque maiores, uma forma limitada de controle por gestos (que não funciona muito bem) e o que eles chamam de "funções ativas", que é a capacidade de mostrar dados do mapa de navegação atrás de elementos da tela, como capas de discos que estejam tocando ou lista de contatos do telefone", avalia o jornal inglês Telegraph.



Você não precisa esperar muito para poder conhecer seu novo Volkswagen. Visite uma das nossas lojas AB Abolição

Saiba Mais sobre o mundo do automóvel:

http://www.grupoab.com.br/blog/

Conheça Grupo AB:

http://www.grupoab.com.br/

Fonte: Revista Autoesporte

Notícias recentes
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX!
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX! Saiba mais...
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido