Mercedes lança GLA reestilizado a partir de R$ 158.900



Fonte: Autoesporte.

SUV compacto com visual repaginado encarece e fica mais chique na cabine; central multimídia ganha as plataformas Android Auto e Carplay.

A Mercedes-Benz começa a vender neste mês no Brasil o novo GLA 2018, reestilizado em janeiro durante o Salão de Detroit, nos Estados Unidos. Externamente, o SUV compacto de luxo exibe mudanças discretas, com destaque para a nova grade frontal e os para-choques de visual mais esportivo. A versão de entrada 200 Style 1.6 turbo flex parte de R$ 158.900, valor um pouco mais salgado que o anterior, de R$ 150.900. Já a topo de linha GLA 45 AMG, única importada, chega em setembro com seu vitaminado 2.0 turbo de 381 cv ao preço de R$ 359.900.

Nesta "plástica de meia vida", a Mercedes buscou sofisticar o GLA especialmente na cabine, que recebeu cromados e peças em aço escovado, além da multimídia mais moderna, com as plataformas Android Auto e Carplay. Por fora, as mudanças aparecem a partir da versão Advance, cujos faróis, que eram bi-xenon, passam a ser totalmente iluminados com LEDs. Os diodos também estão nas lanternas, que apresentam novo desenho de luzes e lentes fumê. Por fim, as rodas de 18 polegadas das versões 200 Advance e Enduro foram redesenhadas, enquanto o GLA 250 Sport mantém o belo conjunto de aro 19 com cinco raios.

A reestilização dos modelos nacionais acabou descartando algumas evoluções eletrônicas. Em outros mercados, o GLA ganhou sistema de câmera 360°, que projeta visão aérea do veículo na tela multimídia, e abertura e fechamento elétrico do porta-malas — acionado com o movimento das pernas. Outro item que ficou de fora é o sistema de frenagem de emergência, que aciona os freios sozinho se houver risco iminente de colisão. Ainda assim o SUV mantém um pacote interessante de segurança, com controles de estabilidade e de tração, assistente de saída em ladeiras e sete airbags.

Na parte mecânica, não houve atualizações nos modelos nacionais. O trio de entrada — Style, Advance e Enduro — mantém o 1.6 turbo flex associado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas (7G-DCT). São 156 cv de potência a 5.300 rpm e 25,5 kgfm de torque desde 1.200 rotações. Com este conjunto, o GLA leva 8,1 segundos para chegar aos 100 km/h, e atinge máxima de 215 km/h. Já o GLA 250 Sport é equipado com o 2.0 turbo de 211 cv e 35,7 kgfm de torque, também acoplado ao câmbio DCT. O 0 a 100 km/h baixa para 6,6 segundos e a máxima sobe a 235 km/h.

As melhorias em desempenho só aparecem no 2.0 turbo da versão 45 AMG. O motor saltou de 360 cv para 381 cv de força e gera um torque viril de 48,4 kgfm desde 2.250 giros, fazendo o crossover acelerar até os 100 km/h em só 4,4 segundos, com máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). Para não dizer que as demais configurações não evoluíram na engenharia, o redesenho trouxe melhora no coeficiente de arrasto (Cx) do GLA, que baixou de 0,29 para 0,28 — melhor marca da categoria. E no caso do 250 Sport, a suspensão foi elevada em 3 centímetros, para melhorar o conforto e a performance em pisos irregulares.

Entre os equipamentos, o GLA 2018 mantém uma oferta atraente, com alguns destaques. O SUV tem, por exemplo, freio de estacionamento elétrico com a função Hold, que mantém os freios acionados em pequenas paradas, como em semáforos. Há o Attention Assist, que detecta sinais de sonolência, o pré-carregamento dos freios (Priming), que aproxima as pastilhas dos discos, e as luzes de freio adaptativas, que sinalizam situações de emergência. Além destes, o GLA passa a contar, a partir da versão Advance, com o assistente de estacionamento, que manobra o carro sozinho em vagas paralelas e longitudinais.

Lançado no Brasil em setembro de 2014, o Mercedes-Benz GLA foi nacionalizado dois anos depois, em setembro de 2016, quando passou a ser produzido em Iracemápolis, São Paulo, ao lado do sedã Classe C, atual campeão de vendas da marca no País — o utilitário compacto é o segundo mais vendido. A renovação chega em ótima hora, para fortalecer o modelo na disputa com a crescente legião de SUVs de luxo. Entre os rivais diretos estão Audi Q3BMW X1 e o inglês Mini Cooper Countryman, que recentemente ganhou nova geração.

Preços e versões

Mercedes-Benz GLA 200 Style — R$ 158.900 (era R$ 150.900)

Mercedes-Benz GLA 200 Advance — R$ 175.900 (era R$ 168.900)

Mercedes-Benz GLA 200 Enduro — R$ 203.900 (era R$ 188.900)

Mercedes-Benz GLA 250 Sport — R$ 232.900 (era R$ 255.900)

Mercedes-Benz GLA 45 AMG — R$ 359.900 (a partir de setembro)

Você não precisa esperar muito para poder conhecer seu novo Mercedes-Benz. Visite uma das nossas lojas AB Intercar.

Saiba Mais sobre o mundo do automóvel:

http://www.grupoab.com.br/blog/

Conheça Grupo AB:

http://www.grupoab.com.br/


Notícias recentes
Para que serve o óleo da direção hidráulica e quando trocá-lo? Para que serve o óleo da direção hidráulica e quando trocá-lo? Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Busca


Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido