Honda Fit x HB20: entenda qual o melhor para comprar

A disputa entre Honda Fit X HB20 é antiga, e a dúvida sobre qual deles comprar também. Afinal, são dois ótimos carros que vão bem em qualquer garagem. O tipo de uso é parecido, pois os dois encaram bem as estradas, mas são majoritariamente urbanos, veículos ideais para o dia a dia.


O Fit conquistou uma excelente reputação em nosso mercado, enquanto o HB20 foi um dos responsáveis por dar credibilidade à Hyundai no Brasil, com direito a figurar durante vários anos entre os 3 mais vendidos do país. Escolher entre os dois não é uma tarefa simples. Por isso, você deve conhecer muito bem ambos para saber qual atenderá melhor às suas necessidades.

Quer saber mais sobre esses modelos para decidir qual será o seu próximo carro? Selecionamos os principais tópicos sobre ambos para você eliminar as suas dúvidas de uma vez por todas. Confira!

As vantagens

O primeiro benefício é se tratarem de dois veículos que são bem-vistos pelo público, o que ajuda na manutenção do preço, ou seja, pouca depreciação com o passar dos anos e liquidez na hora da revenda. São sonhos de consumo daqueles que podem comprá-los 0 km e também de quem tem que esperar um pouco por um modelo usado ou seminovo.

Claro, isso também depende das condições do veículo, razão pela qual é importante fazer as revisões periódicas e não deixar os problemas se acumularem. A boa notícia é que ambos veículos contam com projetos relativamente simples, que a maioria dos mecânicos sabe consertar, e os pacotes de peças são baratos.

No quesito manutenção, o Honda Fit consegue ser mais vantajoso, pois os modelos contam com a justa fama de "inquebráveis". Mas sabemos que isso somente se sustenta quando a manutenção preventiva é levada a sério, o que vale para todos os modelos e marcas, sem exceções.

No quesito conforto, ambos contam com bons atrativos, sendo que, no Hyundai, há ar-condicionado que opera automaticamente, enquanto no Fit os comandos são dados manualmente. No HB20, evidencia-se a busca da montadora em oferecer praticidade ao motorista e demais ocupantes.

O Fit se destaca pela direção elétrica, enquanto seu rival mantém a hidráulica, que funciona bem, mas está um tanto quanto defasada. Os bancos de ambos são equivalentes, em couro, mas o Honda apresenta, desde sua criação, um projeto mais acertado para o conforto dos passageiros, uma sensação de espaço maior que a sentida no Hyundai.

Quanto à capacidade de carga, mais um ponto positivo para o Fit, que oferece um porta-malas de 363 litros contra 300 do concorrente. Parece pouca diferença, mas, para quem costuma viajar com a família nas férias e feriados, o Honda se mostra bem mais apto.

As particularidades

Como já mencionamos, o HB20 é um fenômeno de vendas, sendo que o Fit não fica muito atrás. A Hyundai acertou no design da versão de lançamento, que era vendida com algumas reestilizações até recentemente, mas a repaginação pela qual o modelo passou fez com que alguns deixassem de considerar o visual como um diferencial do HB20, que ficou menos ocidentalizado e mais asiático.

Bem verdade, há, até, opiniões mais radicais, que consideram a nova versão bastante inferior em termos de design, o que é acompanhado por uma parcela significativa do público. Já a Honda fez diversas reestilizações no Fit, como é comum para a marca, mas nada drástico a ponto de descaracterizar o projeto.

Outro diferencial do Fit é que, apesar de ser um veículo compacto, a impressão que ele passa é de robustez, inclusive com a posição de dirigir mais alta. Enquanto isso, o HB20 se mostra compacto de fato. Não que isso seja um problema, mas pode fazer a diferença no momento da escolha entre um dos dois.

Tal diferença não apresenta reflexos sobre o peso do Honda, pois, nesse quesito, ele empata com incrível exatidão em relação ao Hyundai: são 1.071 kg para ambos. Aliás, se alguma das marcas tivesse a intenção de igualar o peso do rival com tamanha precisão, certamente não teria sido tão bem-sucedida quanto nessa peculiar coincidência.

No quesito tecnologia a bordo, a vantagem é do Hyundai, e vai além do já mencionado ar-condicionado automático. O HB20 oferece uma central multimídia sensível ao toque com conectividade via Bluetooth e USB, enquanto no Fit há apenas rádio com essas conectividades. Tais equipamentos estão nas versões de entrada.

É importante mencionar que o HB20 provocou uma verdadeira guinada no mercado nacional justamente pela tecnologia e equipamentos embarcados desde a versão de entrada, que competia com os populares de uma década atrás. Foi isso o que deixou o modelo famoso e desejável, e levou os rivais a saírem do básico.

Mecânica

A comparação mais justa entre ambos modelos é a feita em relação aos motores 1.5 e 1.6, Honda Fit x Hyundai HB20, respectivamente. As 100 cilindradas de diferença não falam tão alto quanto a tecnologia empregada em cada uma dessas motorizações.

Nesse quesito, o HB20 vence o rival, pois são 128 contra 116 cv do Honda Fit. Vimos que não há diferenças quanto ao peso de ambos, por isso os 12 cv adicionam potência ao Hyundai e o deixam mais responsivo e esperto no trânsito, além de mais emocionante nas estradas. Os dois modelos são flex, cumprindo uma exigência do público brasileiro.

Em comum, há o câmbio automático, que no HB20 tem 6 velocidades e compete com o CVT de 7 marchas do Fit. Embora seja um projeto bastante conhecido, o câmbio do Fit cumpre bem sua missão e proporciona manutenção mais acessível e com mais profissionais aptos a realizá-la.

As versões de entrada de ambos parte dos 67 mil reais, valor bastante justo em relação ao que oferecem, especialmente se compararmos com outros rivais que não contam com a mesma reputação no mercado e nível de equipamentos e tecnologia embarcada.

Na disputa do Honda Fit x Hyundai HB20, você deve ponderar sobre o desempenho, capacidade de carga e conforto. Nos dois últimos quesitos, o Honda é uma escolha mais acertada, especialmente se a sua compra for realizada em uma concessionária com boa reputação e que oferece o melhor pós-venda do país.

Gostou do nosso comparativo? Entre em contato conosco e agende o seu test-drive!



Notícias recentes
Conheça os melhores carros da Volkswagen
Conheça os melhores carros da Volkswagen Saiba mais...
Conheça o novo Jetta e suas características
Conheça o novo Jetta e suas características Saiba mais...
Conheça o New HR-V e seus diferenciais
Conheça o New HR-V e seus diferenciais Saiba mais...
Recarga de carros elétricos: entenda como funciona
Recarga de carros elétricos: entenda como funciona Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido