Honda Civic: Relembre a história das 10 gerações do sedã

Fabricado desde 1972, o modelo de maior sucesso da marca chega à décima primeira geração com lançamento previsto para agosto

O Honda Civic começou a ser importado para o Brasil em 1992, quando ainda fazia parte da 5ª geração. Ele foi o primeiro carro da marca a ser fabricado no Brasil, a partir de 1997, na fábrica em Sumaré (SP). Em sua décima geração, o sedã de maior sucesso da Honda chega ao mercado brasileiro agora, no mês de agosto.

Mas, o que nem todo mundo sabe é que a história desse três volumes japonês teve início em 1973, quando começou a ser produzido no Japão. No total, mais de 30 milhões de unidades do modelo já foram comercializadas pelo mundo. Confira a seguir uma linha do tempo que conta um pouco dessa história:

A primeira geração do Civic foi fabricada entre 1972 e 1979 com carroceria de duas portas (cupê), três e cinco portas (hatchback) e quatro portas (sedã). O modelo vinha equipado com motores de 1.2 e 1.5 litro e câmbio manual ou automático.

Na segunda geração, fabricada entre 1980 e 1983, o carro vinha de fábrica com motores de 1.3 e 1.5 litro. O lançamento trouxe como novidade uma grade inteiriça, conjunto ótico mais destacado e para-choques mais robustos e escuros.

Comercializada entre 1984 e 1987, a terceira geração do sedã ganhou um visual todo repaginado e distância entre-eixos maior. Foi nessa época, em 1984, que a versão esportiva Si começou a ser vendida no Japão com um motor 1.6 16 válvulas de 135 cv.

A quarta geração do Civic ficou em linha entre os anos de 1988 e 1991. A versão LX do mercado norte-americano já trazia trio elétrico, enquanto no Japão chegavam os freios ABS e controle de tração. A primeira geração dos motores VTEC, com comando variável, foi apresentada em 1989.

Produzida entre 1992 e 1995, a quinta geração do Civic chegou ao Brasil em 1992 com motores 1.5 e 1.6. No Japão, havia ainda a opção de motorização 1.3. Como curiosidade, os modelos destinados ao Brasil eram importados dos EUA.

Honda inicia a produção do Civic no Brasil. A sexta geração do modelo ficou em linha entre 1996 e 2000 e foi montado no Brasil de 1997 a 2000 na fábrica de Sumaré (SP). Os carros nacionalizados saíam da linha de montagem com os motores D16Y7 (sem comando variável e com 106 cv) e D16Y8 (com comando VTEC e 127 cv).

Entre os anos de 2001 a 2006 o Civic saiu da planta de Sumaré (SP) sempre com carroceria de quatro portas e motores 1.7 de 115 cv e 130 cv. Na sétima geração, a suspensão foi revisada e ganhou mais suave com a adoção de amortecedores e molas de nova calibragem e adição de barra estabilizadora.

Oitava geração foi produzida entre os anos de 2006 e 2012. O “New Civic” trouxe design futurista, painel de instrumentos em dois níveis e um motor 1.8 gerenciado pelo câmbio automático de cinco marchas com aletas no volante. Naquela geração, as novidades foram a adoção de sistema flex e a chegada da versão Si, equipada com motor 2.0 de 192 cv - o modelo nacional mais potente produzido na época.

Sem grandes alterações visuais em relação à linha anterior, a nona geração do Civic rendeu ao modelo a liderança de vendas no Brasil em 2013. Era a primeira vez o sedã da Honda ultrapassava o Toyota Corolla em números de emplacamentos.

A décima e atual geração chegou em 2015 marcando o retorno da versão topo de linha EXR, com mudanças no exterior e interior. A intermediária LXR foi equipada com sistema VSA (controle de estabilidade e tração) e HSA (assistente de partida em rampa), enquanto a versão EXR ganhou airbags de cortina e nova central multimídia com tela de 7” e navegador integrado ao painel.

Você não precisa esperar muito para poder conhecer seu novo Honda. Visite uma das nossas lojas AB Mobara

Saiba Mais sobre o mundo do automóvel:

http://www.grupoab.com.br/blog/

Conheça Grupo AB:

http://www.grupoab.com.br/

Fonte: Revista Autoesporte

Notícias recentes
Para que serve o óleo da direção hidráulica e quando trocá-lo? Para que serve o óleo da direção hidráulica e quando trocá-lo? Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Busca


Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido