Honda Civic: Relembre a história das 10 gerações do sedã

Fabricado desde 1972, o modelo de maior sucesso da marca chega à décima primeira geração com lançamento previsto para agosto

O Honda Civic começou a ser importado para o Brasil em 1992, quando ainda fazia parte da 5ª geração. Ele foi o primeiro carro da marca a ser fabricado no Brasil, a partir de 1997, na fábrica em Sumaré (SP). Em sua décima geração, o sedã de maior sucesso da Honda chega ao mercado brasileiro agora, no mês de agosto.

Mas, o que nem todo mundo sabe é que a história desse três volumes japonês teve início em 1973, quando começou a ser produzido no Japão. No total, mais de 30 milhões de unidades do modelo já foram comercializadas pelo mundo. Confira a seguir uma linha do tempo que conta um pouco dessa história:

A primeira geração do Civic foi fabricada entre 1972 e 1979 com carroceria de duas portas (cupê), três e cinco portas (hatchback) e quatro portas (sedã). O modelo vinha equipado com motores de 1.2 e 1.5 litro e câmbio manual ou automático.

Na segunda geração, fabricada entre 1980 e 1983, o carro vinha de fábrica com motores de 1.3 e 1.5 litro. O lançamento trouxe como novidade uma grade inteiriça, conjunto ótico mais destacado e para-choques mais robustos e escuros.

Comercializada entre 1984 e 1987, a terceira geração do sedã ganhou um visual todo repaginado e distância entre-eixos maior. Foi nessa época, em 1984, que a versão esportiva Si começou a ser vendida no Japão com um motor 1.6 16 válvulas de 135 cv.

A quarta geração do Civic ficou em linha entre os anos de 1988 e 1991. A versão LX do mercado norte-americano já trazia trio elétrico, enquanto no Japão chegavam os freios ABS e controle de tração. A primeira geração dos motores VTEC, com comando variável, foi apresentada em 1989.

Produzida entre 1992 e 1995, a quinta geração do Civic chegou ao Brasil em 1992 com motores 1.5 e 1.6. No Japão, havia ainda a opção de motorização 1.3. Como curiosidade, os modelos destinados ao Brasil eram importados dos EUA.

Honda inicia a produção do Civic no Brasil. A sexta geração do modelo ficou em linha entre 1996 e 2000 e foi montado no Brasil de 1997 a 2000 na fábrica de Sumaré (SP). Os carros nacionalizados saíam da linha de montagem com os motores D16Y7 (sem comando variável e com 106 cv) e D16Y8 (com comando VTEC e 127 cv).

Entre os anos de 2001 a 2006 o Civic saiu da planta de Sumaré (SP) sempre com carroceria de quatro portas e motores 1.7 de 115 cv e 130 cv. Na sétima geração, a suspensão foi revisada e ganhou mais suave com a adoção de amortecedores e molas de nova calibragem e adição de barra estabilizadora.

Oitava geração foi produzida entre os anos de 2006 e 2012. O “New Civic” trouxe design futurista, painel de instrumentos em dois níveis e um motor 1.8 gerenciado pelo câmbio automático de cinco marchas com aletas no volante. Naquela geração, as novidades foram a adoção de sistema flex e a chegada da versão Si, equipada com motor 2.0 de 192 cv - o modelo nacional mais potente produzido na época.

Sem grandes alterações visuais em relação à linha anterior, a nona geração do Civic rendeu ao modelo a liderança de vendas no Brasil em 2013. Era a primeira vez o sedã da Honda ultrapassava o Toyota Corolla em números de emplacamentos.

A décima e atual geração chegou em 2015 marcando o retorno da versão topo de linha EXR, com mudanças no exterior e interior. A intermediária LXR foi equipada com sistema VSA (controle de estabilidade e tração) e HSA (assistente de partida em rampa), enquanto a versão EXR ganhou airbags de cortina e nova central multimídia com tela de 7” e navegador integrado ao painel.

Você não precisa esperar muito para poder conhecer seu novo Honda. Visite uma das nossas lojas AB Mobara

Saiba Mais sobre o mundo do automóvel:

http://www.grupoab.com.br/blog/

Conheça Grupo AB:

http://www.grupoab.com.br/

Fonte: Revista Autoesporte

Notícias recentes
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido