Filtro de ar: o que é, como funciona e quando trocar?


Além de freios, óleo do motor, água do radiador, amortecedores e pneus, em uma manutenção preventiva é sempre uma boa ideia verificar o estado do filtro de ar. Esse é um componente muito barato e bem durável, mas se não for bem cuidado e
trocado na hora certa, pode aumentar seus gastos com o carro.


Ao longo deste texto você vai entender o que é o filtro de ar, como ele funciona, quando fazer a manutenção e quais os problemas que podem ser causados quando ele perde eficiência. Continue com a gente!

O que é e qual a função do filtro de ar automotivo?

O filtro de ar é um dos componentes mais simples encontrados em um veículo, mas de extrema importância para o bom funcionamento do motor. Ele é basicamente uma peça com corpo metálico ou de plástico, dotada de um material filtrante, ou seja, que retém impurezas.

Seu formato e tamanho dependem muito do modelo do veículo e o material filtrante é fabricado com papel microporoso, espuma ou algodão. Sua função é impedir que pequenas partículas — como pólen, fuligem e impurezas presentes no ar — cheguem ao motor e prejudiquem a queima de combustível.

Como funciona e quais cuidados devem ser tomados com esse componente?

Para que um motor à combustão funcione, ele precisa basicamente de combustível, ar e uma fonte de ignição — neste caso as velas. Antes de o oxigênio se misturar à gasolina, por exemplo, ele passa pelo filtro que, por sua vez, retém todas as impurezas presentes na atmosfera.

Com o passar do tempo, o filtro começa a perder a sua capacidade de reter as impurezas e também pode impedir que o ar chegue ao motor, trazendo uma série de problemas. Por esse motivo, é muito importante revisar sempre esse componente e fazer a sua troca quando for necessário.

Como fazer a manutenção e quando o filtro de ar deve ser trocado?

A manutenção do filtro de ar é relativamente simples e pode ser feita até mesmo em casa. Sempre observe se o material filtrante está muito escuro ou com fuligem e, por mais que algumas pessoas digam que uma simples limpeza resolve o problema, faça a troca e não arrisque, afinal, esse não é um componente caro.

A troca deve ser feita entre 10 e 15 mil quilômetros rodados ou após um ano de uso. Contudo, é muito importante verificar no manual do veículo e na etiqueta do produto qual o prazo de substituição, pois ele varia entre os fabricantes. Se você costuma trafegar por regiões com muita poeira, o desgaste do filtro de ar tende a ser mais rápido, e você deve ficar atento.

Quais os problemas que podem acontecer por causa de um filtro de ar ruim?

De acordo com André Gonçalves — consultor técnico da Mann-Filter, líder mundial na fabricação de materiais filtrantes —, o repentino aumento do consumo de combustível é um dos principais problemas causados por um filtro de ar ineficiente.
Outra consequência é a perda de potência do veículo e, em casos mais sérios, pode ocorrer a carbonização do motor, sendo necessário o seu desmonte para limpeza.

Como você viu, o filtro de ar tem um papel crucial no consumo de combustível e desempenho do motor de um carro e, se a manutenção não for feita, os custos com o automóvel podem crescer bastante. Sempre revise esse componente e não deixe de fazer a troca quando chegar o momento certo.

Entendeu como funciona e o porquê de o filtro de ar ser tão importante? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais para que seus amigos também aprendam!




Notícias recentes
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso!
Entenda como funciona o cartão de estacionamento para idoso! Saiba mais...
Saiba como funciona o motor de três cilindros!
Saiba como funciona o motor de três cilindros! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido