Filtro de ar: o que é, como funciona e quando trocar?


Além de freios, óleo do motor, água do radiador, amortecedores e pneus, em uma manutenção preventiva é sempre uma boa ideia verificar o estado do filtro de ar. Esse é um componente muito barato e bem durável, mas se não for bem cuidado e
trocado na hora certa, pode aumentar seus gastos com o carro.


Ao longo deste texto você vai entender o que é o filtro de ar, como ele funciona, quando fazer a manutenção e quais os problemas que podem ser causados quando ele perde eficiência. Continue com a gente!

O que é e qual a função do filtro de ar automotivo?

O filtro de ar é um dos componentes mais simples encontrados em um veículo, mas de extrema importância para o bom funcionamento do motor. Ele é basicamente uma peça com corpo metálico ou de plástico, dotada de um material filtrante, ou seja, que retém impurezas.

Seu formato e tamanho dependem muito do modelo do veículo e o material filtrante é fabricado com papel microporoso, espuma ou algodão. Sua função é impedir que pequenas partículas — como pólen, fuligem e impurezas presentes no ar — cheguem ao motor e prejudiquem a queima de combustível.

Como funciona e quais cuidados devem ser tomados com esse componente?

Para que um motor à combustão funcione, ele precisa basicamente de combustível, ar e uma fonte de ignição — neste caso as velas. Antes de o oxigênio se misturar à gasolina, por exemplo, ele passa pelo filtro que, por sua vez, retém todas as impurezas presentes na atmosfera.

Com o passar do tempo, o filtro começa a perder a sua capacidade de reter as impurezas e também pode impedir que o ar chegue ao motor, trazendo uma série de problemas. Por esse motivo, é muito importante revisar sempre esse componente e fazer a sua troca quando for necessário.

Como fazer a manutenção e quando o filtro de ar deve ser trocado?

A manutenção do filtro de ar é relativamente simples e pode ser feita até mesmo em casa. Sempre observe se o material filtrante está muito escuro ou com fuligem e, por mais que algumas pessoas digam que uma simples limpeza resolve o problema, faça a troca e não arrisque, afinal, esse não é um componente caro.

A troca deve ser feita entre 10 e 15 mil quilômetros rodados ou após um ano de uso. Contudo, é muito importante verificar no manual do veículo e na etiqueta do produto qual o prazo de substituição, pois ele varia entre os fabricantes. Se você costuma trafegar por regiões com muita poeira, o desgaste do filtro de ar tende a ser mais rápido, e você deve ficar atento.

Quais os problemas que podem acontecer por causa de um filtro de ar ruim?

De acordo com André Gonçalves — consultor técnico da Mann-Filter, líder mundial na fabricação de materiais filtrantes —, o repentino aumento do consumo de combustível é um dos principais problemas causados por um filtro de ar ineficiente.
Outra consequência é a perda de potência do veículo e, em casos mais sérios, pode ocorrer a carbonização do motor, sendo necessário o seu desmonte para limpeza.

Como você viu, o filtro de ar tem um papel crucial no consumo de combustível e desempenho do motor de um carro e, se a manutenção não for feita, os custos com o automóvel podem crescer bastante. Sempre revise esse componente e não deixe de fazer a troca quando chegar o momento certo.

Entendeu como funciona e o porquê de o filtro de ar ser tão importante? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais para que seus amigos também aprendam!




Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido