Como evitar o desgaste da embreagem e fazê-la durar mais tempo?



Saber como cuidar bem e quais são os sinais de desgaste da embreagem são fatores muito importantes para manter o seu carro sempre em ordem. Felizmente, isso é mais fácil do que você imagina, e o simples fato de mudar alguns hábitos pode aumentar bastante a vida útil desse componente.

Ao longo deste texto, você vai entender a função da embreagem, por que é tão importante mantê-la em ordem e que sinais indicam desgaste. Continue com a gente!

Qual é a função da embreagem?

A função principal da embreagem é desacoplar o motor dos demais componentes do sistema de transmissão, permitindo que as marchas sejam selecionadas. Quando o pedal é pressionado, o disco de embreagem se separa do disco do motor e você consegue selecionar uma marcha sem maiores problemas.

Sem ela, seria difícil manter o veículo parado. Toda vez que você quisesse fazer isso, teria de desligar o motor, o que não é muito prático. Por ser um componente que trabalha com atrito e sofre bastante com temperaturas elevadas, ela acaba por se desgastar e, quando isso acontece, você precisa agir rapidamente.

Por que é tão importante cuidar bem dela?

O grande problema de uma embreagem malcuidada e desgastada é que, quanto mais tempo ela permanecer nessas condições, mais componentes do sistema de transmissão serão danificados, e isso não ajuda muito a reduzir os gastos com o seu carro. Muito pelo contrário, eles vão aumentar.

Quando desgastada, a embreagem dificulta o engate das marchas e, cada vez que elas arranham, a caixa de câmbio sofre danos permanentes e, em muitos casos, a troca precisará ser feita. O disco do motor é outro componente que pode ser danificado e, com certeza, isso aumentará bastante o custo de reparo.

O que fazer para evitar o desgaste da embreagem?

Mudando alguns hábitos você consegue reduzir o desgaste da embreagem e evita vários problemas, não só nesse componente, mas em diversos. Vamos aprender algumas dicas?

Não fique com o pé o tempo inteiro no pedal

Ficar com o pedal pressionado sem necessidade é péssimo para o sistema. De acordo com Valter Nishimoto — engenheiro mecânico e consultor da Revista Auto Esporte —, isso leva ao desgaste prematuro dos rolamentos e vários outros componentes. Com o passar do tempo, você vai começar a ouvir barulhos no carro, o que pode ser causado pela embreagem.

Sempre use a primeira marcha para arrancar com o carro

Com exceção de caminhões, os veículos foram feitos para arrancar em primeira marcha. Não tente partir com outra engrenada. Além de forçar o motor, você vai causar o patinamento da embreagem. Isso eleva a temperatura e acelera o processo de desgaste do componente.

Evite trancos ao liberar o pedal e não acelere antes do tempo

Ao sair com o veículo, fuja dos famosos trancos. Evite ao máximo pisar no acelerador com o pedal da embreagem ainda acionado. Isso também causa patinamento, muito conhecido como “queima da embreagem”. Nesse caso, o calor gerado desgasta vários componentes.

Não trafegue acima do peso

Trafegar acima do peso também não é uma boa ideia. Isso é prejudicial a todo o veículo, inclusive a embreagem. Esse componente suporta forças enormes e, quanto maior a carga que o carro precisa transportar, maior será a força necessária para fazê-lo se movimentar, o que causa desgaste prematuro.

Evite reduções bruscas e faça as trocas de marcha no tempo certo

Tome muito cuidado com reduções bruscas de marcha e trocas no tempo incorreto. Além de economizar combustível,
 a mudança no período ideal faz com que os componentes da embreagem trabalhem de forma suave. Isso também é muito importante para a manutenção da caixa de câmbio.

Seguindo essas dicas simples, você consegue evitar o desgaste da embreagem de forma prematura e se livra de muitas dores de cabeça. Não esqueça também de sempre fazer manutenções preventivas e evite que um problema pequeno fique enorme!

Gostou das dicas e elas foram úteis para você? Então, não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro do assunto!




Notícias recentes
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX!
Conheça as novas versões do Honda City: EX e LX! Saiba mais...
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD
Dolphin Mini: conheça mais sobre esse lançamento BYD Saiba mais...
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson!
Veja dicas de como cuidar da sua Harley-Davidson! Saiba mais...
Descubra tudo sobre os veículos off-road!
Descubra tudo sobre os veículos off-road! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido