4 motivos para fugir do serviço de carro por assinatura


Que os serviços de assinatura de produtos no Brasil são um sucesso, todo mundo sabe – em que você paga uma mensalidade para receber um produto em casa ou aproveitar um determinado serviço. Mas você sabia que o carro por assinatura também chegou por aqui?


Apesar de chamar a atenção de muita gente e apresentar diversos diferenciais, esse serviço pode não ser tão vantajoso quanto parece. Continue a leitura e descubra o que é esse serviço e quatro motivos para fugir dele!

Como funciona o serviço de carro por assinatura

Muito comum em países da Europa e nos Estados Unidos, o serviço de carro por assinatura chegou ao Brasil há poucos anos e, basicamente, é um aluguel de veículos por um longo período de tempo.

Os contratos, feitos por seguradoras ou locadoras, costumam ser de um ou dois anos, fazendo com que você sempre tenha um carro 0 km na garagem. Além disso, o serviço já vem embutido com diversos gastos, como seguro, documentação, IPVA e manutenção preventiva, o que significa que o motorista só precisará arcar com poucas despesas, como combustível e estacionamento.

Diversos carros 0 km podem ser alugados por esse serviço, desde modelos básicos, como o Ford Ka, até outros top de linha, como o Audi Q3. Mas toda essa comodidade tem um preço — e pode ser mais alto do que você imagina.

4 motivos para fugir do serviço

Existem diversos fatores que mostram que o serviço de carro por assinatura não é nada vantajoso, a começar pelo preço, que se colocado na ponta do lápis, acaba não sendo tão bom assim. Abaixo, você conhecerá os motivos para fugir desse serviço.

1. Altas taxas de juros

O principal problema do serviço são as altas taxas de juros, que podem girar em torno de 2,8%. Esse número é bem maior do que o praticado pelos principais bancos do mercado para crédito automotivo, cuja taxa chegou a 1,49% em novembro de 2019. Com isso, pode ser mais barato trocar o veículo anualmente do que renovar uma assinatura todos os anos.

2. Representa a contratação de um serviço, e não o investimento em um bem

Ao adquirir um automóvel, você investe seu dinheiro e se torna o proprietário do bem, podendo usufruir dele sempre que quiser. Na locação, por outro lado, o dinheiro é gasto da mesma forma, mas você não receberá um retorno, já que se trata apenas da contratação de um serviço por um determinado período.

3. Renovar a assinatura pode sair caro

Quem contrata o serviço e desiste da ideia antes do fim do contrato deverá arcar com o custo da multa pelo cancelamento, que pode chegar a até 50% do valor das parcelas restantes. Se você contratou um serviço com mensalidade de R$ 1.000,00 por 12 meses, por exemplo, e cancelou o contrato no sexto mês, terá que pagar R$ 3.000,00.

4. Há limite de quilometragem

O contrato de carro por assinatura também conta com limite de quilometragem, em que o usuário, ao ultrapassar o limite, deve pagar um valor por cada quilômetro adicional. Esse valor extra a ser pago, que varia de empresa para empresa, não é nada vantajoso para quem enfrenta longos caminhos todos os dias.

Por que é mais vantajoso comprar um carro próprio

Se você deseja ficar com um mesmo carro por muito tempo, como por mais de quatro anos, por exemplo, e nem tem a necessidade de trocar de veículo com frequências, contratar o serviço de carro por assinatura não é uma boa decisão, valendo muito mais adquirir um automóvel próprio.

Mesmo arcando com todas as despesas referentes à aquisição de um carro, no fim você terá um veículo para chamar de seu. Por outro lado, se fizer um contrato de assinatura muito longo, terá que pagar um valor que poderia ser utilizado em um produto só seu.

Viu como o carro por assinatura não é nada vantajoso? Vale lembrar que sua contratação é impossível para motoristas de aplicativo, já que as empresas não aceitam que o veículo seja alugado para carona remunerada. 

Se você gostou deste post e quer ficar por dentro de outras novidades, assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail todas as atualização do nosso blog!



Notícias recentes
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar
Confira 4 vantagens de ter um carro com teto solar Saiba mais...
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro!
Saiba o que é e para que serve a correia dentada do carro! Saiba mais...
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018
Saiba quais foram eleitos os melhores carros do ano de 2018 Saiba mais...
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
Saiba como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome e Sobrenome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido
Campo obrigatório