Suv ou Sedan: qual é a melhor opção para você?


Uma dúvida muito comum entre os motoristas diz respeito a qual tipo de veículo escolher: SUV ou Sedan? A questão é bastante pertinente, uma vez que os SUVs ganharam a preferência de vários consumidores nos últimos anos, principalmente após se tornarem mais acessíveis e melhor adaptados ao uso diário.


Mas é claro que não podemos descartar um bom Sedan. Afinal de contas, esse modelo oferece tantos diferenciais quanto o SUV em conforto, estabilidade, versatilidade e segurança. No entanto, cada um no seu estilo.

É certo que motoristas têm preferências específicas ao dirigir, e existem inúmeros outros fatores a considerar na hora da escolha. Pensando no tema, vamos mostrar neste artigo um comparativo entre pontos relevantes e capazes de auxiliar você a encontrar a resposta para a dúvida. Siga a leitura e confira!

Preço

Se quiser comprar um SUV, o consumidor precisa desembolsar um pouco mais em comparação ao oponente. Mesmo que ultimamente a diferença tenha diminuído, o fato é que o Sedan entrega tecnologia superior por meio de itens de série, o que pesa no momento da decisão.

Para quem busca recursos de segurança, como airbags laterais ou de cortina, ou o conforto de um teto solar elétrico, alguns Sedans entregam esses acessórios em seus modelos com valores bem menores que os SUVs.

Versatilidade

Neste quesito o SUV se sai melhor. E não é por acaso: sua marcante robustez, aliada às medidas atraentes de altura, ajudam na hora de enfrentar uma estrada de terra ou de encarar a precariedade de um asfalto ruim.

A área livre entre o assoalho e o chão é maior que a do concorrente, acrescentando segurança ao motorista em condições adversas. Além disso, certos modelos oferecem a opção de tração 4x4, o que proporciona um ganho real de força fora da estrada.

Segurança

O SUV conta com o privilégio de ter uma posição mais alta na direção, garantindo uma melhor visibilidade e aumentando a sensação de controle do veículo. Porém, apesar de os novos modelos apresentarem segurança maior em relação aos antecessores, aprimorando a dirigibilidade que os tornou tão ágeis quanto um carro pequeno, eles ainda sofrem com o risco de capotamento em curvas.

Os Sedans, por sua vez, levam vantagem nesse aspecto, entregando um excelente controle de estabilidade para que o condutor não enfrente riscos semelhantes.

Custo de manutenção e consumo

Com pneus maiores e obviamente mais caros e custo médio de algumas peças e serviços de manutenção superiores aos Sedans, fica evidente que preservar o estado de um SUV é um tanto mais salgado para o bolso.

Somado a isso, os SUVS também são maiores e mais pesados, fazendo com que o consumo de combustível incremente o orçamento. No entanto, os irmãos menores da categoria, como a HR-V, exigem custos semelhantes aos de um Civic.

Desempenho

No que diz respeito ao desempenho, o Sedan sai na frente do concorrente. Isso porque ele proporciona um prazer maior ao motorista nas ruas devido ao seu caráter esportivo, apresentando uma direção suave e ótima velocidade. Portanto, é mais confortável de dirigir e o condutor gasta menos tempo em trajetos na cidade.

No entanto, conforme já abordamos, os SUVs têm um desempenho superior em estradas de terra, florestas e áreas rurais, configurando a opção perfeita para os aventureiros. Isso ocorre porque eles são mais altos e possuem rodas maiores — assim, se comportam melhor em vias acidentadas.

Espaço interno

Se você tem uma família grande e precisa de muito espaço, o SUV sem dúvida é a alternativa ideal. Esses modelos garantem um bom espaço interno, favorecem as pessoas mais altas — que não precisam ficar espremidas — e podem ser encontrados em versões para sete pessoas, uma excelente ideia para não deixar ninguém para trás durante viagens.

Os Sedans até chamam a atenção no quesito tecnologia e dirigibilidade, mas são ligeiramente desconfortáveis para pessoas muito altas ou com pernas compridas, pois não fornecem um espaço interno satisfatório. Mas para quem tem uma família pequena, esse modelo pode ser mais vantajoso, considerando o tamanho adequado para suas necessidades.

Custo-benefício

Um ponto que deve sempre pesar na balança ao comprar um carro novo é o custo-benefício, ou seja, a relação entre o preço gasto pelo modelo e as vantagens que ele lhe entrega. Aqui, o melhor custo-benefício costuma ser o do Sedan, pois seus gastos gerais são reduzidos e ele é mais econômico no consumo de combustível.

A exceção fica por conta dos modelos Sedan luxuosos. Nesse caso, eles tendem a apresentar despesas superiores às de um SUV, tornando essa outra alternativa mais vantajosa.

Principais modelos do mercado

Por fim, para ajudá-lo a fazer a sua escolha, trouxemos os modelos de SUV ou Sedan mais vendidos no Brasil. Entre os SUVs, o Volkswagen T-Cross, o Jeep Renegade, o Jeep Compass, o Chevrolet Tracker e o Hyundai Creta brilharam e lideraram o ranking no país em 2020.

Já em relação aos Sedans, ganharam destaque no último ano o Chevrolet Onix Plus (veículo mais comercializado do país na classificação geral), o Toyota Corolla, o Volkswagen Virtus, o Ford Ka Sedan e o Volkswagen Voyage.

Como você conferiu, escolher entre um SUV ou Sedan não consiste em uma tarefa fácil. É preciso ficar atento às suas demandas para tomar uma decisão coerente, levando em consideração os pontos positivos e negativos de cada estilo.

Também é necessário que você defina os aspectos que realmente procura em um carro, e qual deles cumpre seus desejos. Vale ainda contar com a opinião de sua família — principalmente se o carro será usado em viagens ou para atender a todos no dia a dia —, assim como contar com uma concessionária de qualidade e confiança, caso do Grupo AB.

A empresa está presente no mercado desde 1968 e conta com mais de mil colaboradores, oferecendo soluções diferenciais, benefícios exclusivos e compras facilitadas para os mais variados públicos.

O que está esperando para entrar em contato com o Grupo AB? Acesse a nossa página agora mesmo e saiba como podemos ajudar você na compra de um novo SUV ou Sedan!




Notícias recentes
Cambagem de pneus: o que é, para que serve e os tipos!
Cambagem de pneus: o que é, para que serve e os tipos! Saiba mais...
Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer!
Volante vibrando: conheça as causas e o que fazer! Saiba mais...
Veja dicas de como limpar o estofado do carro!
Veja dicas de como limpar o estofado do carro! Saiba mais...
Carros para aplicativos: conheça as exigências e como escolher um!
Carros para aplicativos: conheça as exigências e como escolher um! Saiba mais...
Receba novidades por e-mail
Campo obrigatório Digite seu Nome
Campo obrigatório Informe um e-mail válido Informe um e-mail válido